Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Abril 19, 2024

Kurt Cobain faria hoje anos

Cantor e guitarrista dos Nirvana suicidou-se em 1994

NIRVANA

Os Nirvana são uma das bandas mais relevantes do início da década de 90. Integrantes do movimento grunge, os Nirvana tinham no vocalista, guitarrista e compositor Kurt Cobain o seu principal elemento e grande responsável pelo sucesso do grupo. Nascido a 20 de Fevereiro de 1967 em Aberdeen, Washington, Kurt Cobain festejaria hoje o seu aniversário, mas suicidou-se aos 27 anos com um tiro de “shotgun”, a 5 de Abril de 1994.

Em 1987 Kurt Cobain e o baixista Krist Novoselic fundaram os Nirvana, que anos depois, em 1991, iriam ter grande êxito com o tema “Smells Like Teen Spirit”. Nesse mesmo ano, o álbum “Nevermind” entrou para os charts no Reino Unido, onde se manteve por dois anos. Integrantes do chamado movimento grunge de Seattle a banda praticava um rock de batida sólida, apoiado nos riffs da guitarra de Kurt Cobain e na sua voz. Rapidamente a banda conquistou um êxito global que tornou mesmo o seu líder Kurt Cobain como um dos principais personagens na história do rock alternativo.

Curiosamente, numa banda que apostava tudo num som electrizante, uma das suas mais inspiradas obras é um disco acústico – MTV Unplugged in New York – gravado ao vivo em 1993 para uma série de concertos da MTV e que seria lançado no mercado a 1 de Novembro de 1994, já depois da morte de Kurt Kobain. Nesse disco/concerto, também disponível em DVD, é possível descobrir toda a excelência das composições de Kobain, sem a distorção das guitarras eléctricas, num ambiente acústico e intimista. E entre essas canções originais cabe também uma soberba versão de um tema de David Bowie:“The Man Who Sold The World”.

KURT2

Os últimos anos (sobretudo o último) da vida de Kurt Cobain foram penosos para o músico. Doente, deprimido, dependente do consumo de heroína e com uma relação amorosa difícil com a cantora Courtney Love, já tinha tentado e ameaçado o suicídio várias vezes.

Finalmente, a 5 de Abril de 1994 concretizou a auto-destruição, ao suicidar-se com o tiro na cabeça de “shotgun” na sua casa de Seattle. A polícia só iria encontrar o seu corpo três dias depois, mas também uma nota de suicídio. Uma morte que iria abalar uma enorme multidão de fãs que tinham tornado os Nirvana num caso sério de sucesso da cena rock internacional.

Kurt Cobain, aos 27 anos, juntava-se assim a uma galeria de grandes figuras do rock desaparecidas com essa mesma idade, casos de Jim Morrison, Janis Joplin e Jimi Hendrix.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -