Diário
Director

Independente
João de Sousa

Terça-feira, Setembro 17, 2024

Lisboa prova vinhos além Tejo

images-cms-image

 

De personalidade arrebatadora ou em pecado por falta de versatilidade, os vinhos alentejanos viajam até Lisboa pela mão de oito dezenas de produtores da região. É já nos próximos dias 14 e 15 de Outubro, no Centro Cultural de Belém, que enólogos e enófilos podem degustar ou comentar néctares de Baco. Mesmo se está longe de ficar extasiado com o assunto e se ainda confunde adstringente com uma espécie de detergente, os organizadores deixam o convite: parta à descoberta de mistérios.

Conhecerá verdadeiramente os vinhos alentejanos? Pergunta Aníbal Coutinho que propõe provas comentadas sobre a assinalável diversidade de castas e estilos. O jornalista Rui Falcão entende o Alentejo como uma das “mais vanguardistas regiões” e vai fazer o percurso dos “vinhos da talha ao novo mundo”. E quem diz que o vinho é tema de conversa para peritos? Discuta com Manuel Moreira e aprenda a pronunciar “wine lover” sem gaguejar.

vinho-imagem

Mas não só de vinho se faz o evento. A “Grande Prova Mediterrânica” pretende testar os sentidos fazendo uma incursão sobre os aromas e sabores do azeite. A iniciativa da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVR) e da Casa do Azeite, pretende constituir-se como um veículo de divulgação e promoção dos vinhos da região do Alentejo e azeites dentro do conceito da Dieta Mediterrânica como Arte de Viver.

Para além da habitual prova livre, aberta ao público em geral, o programa desta edição inclui, ao longo dos dois dias, quatro provas comentadas, seis conversas sobre o vinho e dois workshops de harmonizações gastronómicas.

azeite

Como também aconteceu na edição anterior, serão realizados seminários sobre a Dieta Mediterrânica que incluem uma prova comentada de Azeites, e “Aromas Misteriosos”, onde os participantes fazem o aprofundamento à prova de um vinho. Mas não se afunde! Deguste com moderação e anime-se ao som dos The Black Mamba no último dia do evento… onde o vinho tem personalidade e o azeite adquiriu um bar.

vinha-imagem

Brasil, Estados Unidos, China, Angola e Suíça, são alguns dos principais mercados de exportação dos vinhos do Alentejo, que possui 22 mil hectares de vinha, divididas por oito sub-regiões vitivinícolas: Portalegre, Borba, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vidigueira, Moura, Évora e Granja/Amareleja.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -
76748 76128 45638 45639