Morreu esta Segunda-feira, à noite, o histórico do Partido Socialista (PS), António Almeida Santos. O presidente honorário do PS tinha 89 anos.
Almeida Santos nasceu a 15 de Fevereiro de 1926, em Cabeça, Seia, e era licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra. Exerceu a advocacia em Lourenço Marques até 1974, onde foi membro do Grupo de Democratas de Moçambique.
Após o 25 de Abril, e já regressado a Portugal, foi Ministro da Coordenação Interterritorial (1º, 2º, 3º e 4º Governos Provisórios), da Comunicação Social (6º Governo Provisório) e da Justiça (1º Governo Constitucional). Exerceu ainda o cargo de Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro no 2º Governo Constitucional, e o de Ministro de Estado e dos Assuntos Parlamentares no 6º Governo Constitucional.
Almeida Santos desempenhou também um papel determinante na primeira revisão constitucional em 1982 e, novamente, em 1988-1989. Nesta última, foi eleito Vice-Presidente da Comissão de Revisão Constitucional.
Foi eleito pelos seus pares Presidente da Assembleia da República nas VII e VIII Legislaturas.
Aderiu ao PS por alturas do II Congresso do partido e era membro do Conselho de Estado desde 1985. Foi também Presidente do Grupo Parlamentar do PS entre 1991 e 1994 e Presidente do PS em 1992, reeleito em 1994. Actualmente, era o presidente honorário do partido.