Diário
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Julho 15, 2024

Morreu Almeida Santos

almeidasantos

Morreu esta Segunda-feira, à noite, o histórico do Partido Socialista (PS), António Almeida Santos. O presidente honorário do PS tinha 89 anos.

Almeida Santos nasceu a 15 de Fevereiro de 1926, em Cabeça, Seia, e era licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra. Exerceu a advocacia em Lourenço Marques até 1974, onde foi membro do Grupo de Democratas de Moçambique.

Após o 25 de Abril, e já regressado a Portugal, foi Ministro da Coordenação Interterritorial (1º, 2º, 3º e 4º Governos Provisórios), da Comunicação Social (6º Governo Provisório) e da Justiça (1º Governo Constitucional). Exerceu ainda o cargo de Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro no 2º Governo Constitucional, e o de Ministro de Estado e dos Assuntos Parlamentares no 6º Governo Constitucional.

Almeida Santos desempenhou também um papel determinante na primeira revisão constitucional em 1982 e, novamente, em 1988-1989. Nesta última, foi eleito Vice-Presidente da Comissão de Revisão Constitucional.
Foi eleito pelos seus pares Presidente da Assembleia da República nas VII e VIII Legislaturas.

Aderiu ao PS por alturas do II Congresso do partido e era membro do Conselho de Estado desde 1985. Foi também Presidente do Grupo Parlamentar do PS entre 1991 e 1994 e Presidente do PS em 1992, reeleito em 1994. Actualmente, era o presidente honorário do partido.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Uma Aventura | Na Caixa

Auto-retrato, Pablo Picasso

Mentores espirituais

- Publicidade -