Quinzenal
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Maio 17, 2025

Morreu Mujica, um dos grandes líderes de esquerda da América Latina

M. Azancot de Menezes
M. Azancot de Menezes
PhD em Educação / Universidade de Lisboa. Timor-Leste

Hoje decidi homenagear o ex-presidente do Uruguai, José Alberto Mujica Cordano, conhecido por Pepe Mujica, falecido esta semana, vítima de cancro. Foi um líder socialista reconhecido na América Latina e em todo o mundo, tendo sido membro do Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros.

José Cordano notabilizou-se no âmbito da guerrilha e especialmente em 1969 quando os guerrilheiros ocuparam uma unidade policial, agências bancárias e uma central telefónica.

Durante a luta de libertação, Mujica foi ferido várias vezes em combate e no início da década de 70 foi preso em conjunto com muitos líderes tupamaros, fortemente torturado e sofreu de forma bárbara na prisão durante mais de dez anos.

Fonte: Latin America Bureau “O início do movimento tupamaro”

O movimento Tupamaro actuava no âmbito político e armado. Com génese na década de 60, inspirava-se em movimentos de esquerda e era apoiado por agricultores e grupos de centro de esquerda.

O nome adoptado pelo movimento foi uma homenagem a um líder indígena assassinado pelos espanhóis no séc. XVIII, que se opôs ao colonialismo, e que se chamava Tupac Amaru. O movimento dos Tupamaros assumiu-se como socialista e tinha como principal finalidade fazer a revolução e a guerrilha urbana como forma de luta.

A guerrilha urbana inspirou a luta de outros de povos, nomeadamente, em Timor-Leste, como foi o caso da Brigada Negra (BN), uma força especial das FALINTIL, coordenada por Avelino Coelho (Shalar Kosi F.F., na altura líder da AST – Associação Socialista de Timor) e sob supervisão do Comandante das FALINTIL, Kay Rala Xanana Gusmão. A Brigada Negra, recorde-se, distinguiu-se na luta de libertação nacional de Timor-Leste na guerrilha urbana e os seus membros foram condecorados pelo Presidente da República.

José Alberto Mujica Cordano nasceu em Montevidéu, em 20 de Maio de 1935, foi um revolucionário e um lutador em defesa dos mais pobres, tendo sido uma pedra fundamental do Movimento de Libertação Nacional – Tupamaros.

Amigo e defensor dos agricultores e dos trabalhadores, chegou a ser ministro da agricultura em 2005. Foi presidente do Uruguai, entre 2010 e 2015, e Senador até 2018.

Era respeitado em todo o mundo por ser um Homem simples e humilde, residia num local modesto e conduzia o seu próprio carro quando se dirigia para a sede do governo.

Pepe Mujica morreu no dia 13 do corrente mês deixando o mundo mais pobre e vulnerável ao neoliberalismo e ao imperialismo.

Que repouse em paz!

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -