Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Outubro 24, 2021

Museu de Salazar, NÃO!

Helena Pato
Antifascistas da Resistência

Quase 18 000 subscrevem a petição.

Esclarecimentos

I

No sítio da CMSCD está bem clara a intenção da autarquia de fazer um museu com o espólio do ditador (comprado ao sobrinho pelo autarca) e o equipamento escolar da época…Esse é o MUSEU DE SALAZAR, tão ansiado pela família fascista portuguesa e estrangeira.

II

Eu não sou contra um Centro Interpretativo do Estado Novo em Alpiarça ou em Monchique ou em Viana do Castelo. Ou em mil e outros locais. Repudio veementemente a sua localização na terra do Ditador, porque vai transformar-se num lugar de peregrinações de fascistas.

III

Serei só eu, ou ainda ninguém soube, pela boca dos próprios, quem são os historiadores que estão associados ao tal Centro, propagandeado pelo Presidente da Câmara de Santa Comba, em pré campanha eleitoral? Há um silêncio algo significativo por parte desses senhores professores, no contexto da contestação e das interrogações que estão a chover de todos os lados na Comunicação Social.

IV

Os signatários da petição apoiam a carta dos 204 ex-presos políticos, apelando ao Governo para que intervenha no sentido de impedir a concretização de um projecto que, longe de visar esclarecer a população e sobretudo as jovens gerações, se prefigura como um instrumento ao serviço do branqueamento do regime fascista (1926 – 1974) e um centro de romagem para os saudosistas do regime derrubado com o 25 de Abril.

V

O senhor Primeiro-Ministro ainda não respondeu nem à carta dos 204 ex-presos, nem à petição dos 15 000 (agora já são mais de 17 000). O que eu dava para conhecer o conselho que a Mãe, a resistente antifascista Maria Antónia Palla, lhe deu!

 

Virgínia de Moura, Porto, 25 de Abril

 

 

 



Transferência Bancária

Nome: Quarto Poder Associação Cívica e Cultural
Banco: Montepio Geral
IBAN: PT50 0036 0039 9910 0321 080 93
SWIFT/BIC: MPIOPTPL

Pagamento de Serviços

Entidade: 21 312
Referência: 122 651 941
Valor: (desde €1)

Pagamento PayPal

Envie-nos o comprovativo para o seguinte endereço electrónico: [email protected]

Ao fazer o envio, indique o seu nome, número de contribuinte e morada, que oportunamente lhe enviaremos um recibo via e-mail.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -