Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Julho 17, 2024

O dia 20 de Dezembro no universo feminista

Eduarda Mansilla - morreu a 20 de DezembroA 20 de Dezembro de 1892, morre a escritora argentina Eduarda Mansilla, nascida em 1838. Uma das poucas mulheres capazes de escrever e publicar livremente naquela época, graças à boa posição económica e social da família, Mansilla foi escritora, jornalista, dramaturga e viveu 20 anos longe da sua Argentina natal por motivos familiares (o marido era diplomata).

 

Neste mesmo dia mas em 1952, a Assembleia Geral da ONU aprova a Convenção sobre os Direitos Políticos das Mulheres, que viria a entrar em vigor na ordem internacional em 1954  e  que estabelece que todas as mulheres têm direito a votar em igualdade com os homens, tendo ainda o direito de serem eleitas para organismos publicamente eleitos e ocupar cargos públicos e exercer quaisquer funções públicas estabelecidas na legislação nacional do respectivo país.

as sufragistas

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -