Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Maio 25, 2022

O que representa a eleição de Boric no Chile?

Ana Prestes, São Paulo
Ana Prestes, São Paulo
Socióloga. Cientista política. Mestre e doutora em Ciência Política (UFMG). Atualmente está em fase de pesquisa de pós-doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros (USP) e de doutorado no programa de pós-graduação em História na UnB. É analista internacional. Professora voluntária do Decanato de Extensão da UnB. Trabalha na Câmara dos Deputados e é pesquisadora da história da participação política das mulheres no Brasil.

Gabriel Boric foi eleito presidente do Chile em uma eleição polarizada contra o candidato da extrema direita, José Antonio Kast.

A eleição de Boric é resultado das intensas mobilizações sociais ocorridas no Chile nos últimos anos e reflete o anseio do povo chileno por mudanças estruturais na política econômica do país, que, desde a Ditadura de Augusto Pinochet, é dominada pelo neoliberalismo e marcada por profunda desigualdade social.

Na coluna MiraMundo desta semana, Ana Prestes comenta a vitória do ex-líder estudantil e o que esperar de seu governo.


Texto em português do Brasil

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -