Diário
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Março 18, 2024

Os Britadores de Pedra, Gustave Courbet

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

“Os Britadores de Pedra”, por Gustave Courbet, pintor revolucionário e socialista.

O POVO NA ARTE

Primeira obra-prima do pintor, foi destruída pelo ataque bárbaro e cobarde da RAF, à cidade de Dresden, que não era um objectivo militar da II Guerra Mundial.

Dirigente da Comuna de Paris e marxista, foi um criador especialmente atento ao povo, deixando-o na sua obra numa posição de destaque. É o pintor mais destacado do Realismo!

Convincente a pobreza que sai do quadro, absolutamente real a dureza do trabalho que adivinhamos, apropriadas as cores terrosas do ambiente. Atente-se ao pormenor da panela e do pão aguardando, o descanso breve para reforço do trabalho que segue.

Gustave Courbet 1819-1877

Jean Désiré Gustave Courbet foi um importante pintor francês do século XIX, considerado um dos principais representantes do Realismo nas artes plásticas.

Além da pintura, dedicou-se ao activismo político, defendendo ideias democráticas, republicanas e socialistas. As suas ideias e acções deram-lhe fama de revolucionário e socialista, o que acabou por o prejudicar na sua carreira artística, principalmente nos meios mais tradicionais do mundo das artes.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -