Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Abril 27, 2024

Arte Namban, Kano Domi

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

Arte Namban, atribuído ao pintor Kano Domi, final do séc. XVIA estas paragens chegaram fidalgos exuberantes, mercadores engalanados, escravos folclóricos e religiosos fundamentalistas (estiveram no cerne da expulsão dos lusitanos do Japão) que, todavia, se “pragmatizaram” e, assim, desta forma aventureira e determinada, se posicionaram os portugueses no Extremo Oriente, criando uma vertente comercial aliada, inexoravelmente, à componente religiosa da Contra-Reforma.

Pelas ruas de Nagasáki, a presença de japoneses espreitando, nas suas casas, aquelas peculiares figuras, que exoticamente avançam com colorida teatralidade.

A origem do nome Namban vem de “Namban-jin”, ou “bárbaros do sul”, termo com que os japoneses apelidaram os europeus. Mais concretamente, aos portugueses quando estes chagaram ao Japão em 1543.

A arte Namban desenvolveu-se no Japão entre 1500-1600, durante o Período de comércio Namban influenciado pelos primeiros contactos com europeus. A chegada dos portugueses no Japão faz-se depois da tomada de Ceuta, em 1415, e dos restantes descobrimentos portugueses.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -