Diário
Director

Independente
João de Sousa

Terça-feira, Novembro 30, 2021

Parabéns Lloyd Cole

COLE 1
Músico britânico festeja hoje 55 anos de idade

O cantor, guitarrista e autor britânico Lloyd Cole, nascido a 31 de Janeiro de 1961, em Buxton, completa hoje 55 anos. Em 1984 com a sua banda – The Commotions – lançou um excelente álbum (“Rattlesnakes”), de que foi extraído um single com a canção ”Brand New Friend” (ver vídeo), que teve grande sucesso, chegando ao 19º lugar no Top do Reino Unido. Mas também com grande êxito em outros países europeus, especialmente em Portugal. Desde então, Lloyd Cole tem sido uma presença habitual nos palcos portugueses.

cole 3O músico, que actualmente vive nos Estados Unidos, deve mesmo ser um dos artistas estrangeiros que mais vezes actuou em Portugal. O inglês nunca escondeu o especial carinho por Portugal e os portugueses e a resposta tem sido recíproca. E além dos palcos lusos, Lloyd Cole também tem sido cliente dos nossos campos de golfe. É que o músico é também um golfista de méritos reconhecidos. É mesmo conhecido o facto do artista costumar programar as suas digressões, se possível, para cidades com campos de golfe por perto…

O som dos Lloyd Cole & The Commontions dos anos 80 era uma fresca e agradável aragem pop, na boa tradição inglesa, com guitarras ligeiramente distorcidas, embaladas pela voz sentida de Lloyd Cole, ao nível do melhor da new-wave. Hoje, a música de Cole ainda reflecte esse COLE 2romantismo sonoro, mas percorre caminhos mais “folk”, a que não é alheia a sua vivência nos EUA. Lloyd Cole vale sobretudo pela forma como vai escrevendo canções e pela forma simples como as interpreta – actualmente acompanhadas da sua guitarra acústica, embora nos últimos anos tenha também tentado ligeiros retornos aos seus tempos eléctricos dos Commontions. Um autor/intérprete honesto de canções simples, mas sentidas, cantadas como se nos contasse histórias, daquelas que nos acontecem todos os dias. Tristezas e alegrias, coisas simples de uma vida simples, que se pretende o mais feliz possível. Canções que Lloyd Cole vai compondo, interpretando, sem grande sucesso comercial, mas a que devemos prestar atenção. Em nome do bom gosto!

https://www.youtube.com/watch?v=c2ClPVTq3BM

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -