Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Julho 28, 2021

Porque é que ações continuam a ser investimentos viáveis?

Quantificar a dimensão dos mercados financeiros mundiais é uma tarefa difícil, principalmente quando os volumes do mercado de capitais em países como Portugal continua a aumentar segundo o crescimento do PIB e o declínio do desemprego.

Não há dúvida de que ações continuam a ser um aspeto central dos mercados financeiros e de investimentos mundiais, sendo esta classe de ativos uma base essencial de muitas carteiras estáveis em todo o mundo.

Mas por que é que ações continuam a ser investimentos tão valiosos e como podemos identificar ativos viáveis no mercado português?

Por que deve investir em ações?

Comecemos pelo básico; visto que é primeiro importante compreender precisamente por que razão as ações representam investimentos tão valiosos na era moderna. Aqui estão alguns dos principais benefícios a ter em mente:

  • Atingir o equilíbrio entre o risco e a recompensa: um dos principais apelos das ações é que elas conseguem um excelente equilíbrio entre o risco e a recompensa. Mais especificamente, tendem a oferecer rendimentos mais elevados do que ativos alternativos como o ouro e as obrigações do Estado, dando também acesso a instrumentos de custo relativamente baixo, tais como ações de dividendos.
  • Cobertura Contra a Inflação: Curiosamente, as ações têm também a vantagem adicional de permitir aos investidores protegerem o seu capital do aumento do custo de vida. A este respeito, as ações são conhecidas como uma cobertura eficaz contra a inflação, dado que os retornos disponíveis através das ações ultrapassam frequentemente a taxa de inflação em várias economias desenvolvidas.
  • Criação de uma carteira diversificada: as ações também proporcionam-lhe uma oportunidade única de diversificar a sua carteira, particularmente quando se trata de visar índices nacionais. A razão para isto é simples, visto que tais entidades tendem a visar ações numa gama diversificada de indústrias, minimizando a sua exposição como investidor, enquanto reduzem o risco e proporcionam o potencial de ganhos acrescidos com o passar do tempo.

Quais são as melhores ações em Portugal?

Estes fatores, juntamente com o crescimento da economia portuguesa, reforçam os méritos das ações e realçam a sua viabilidade do ponto de vista de investidores.

Por exemplo, os Correios de Portugal (CTT), é uma empresa sediada em Portugal que presta serviços postais, financeiros e de correio em todo o mundo através das suas várias filiais.

Os seus serviços financeiros estão disponíveis através da marca PayShop, cujas ações embarcaram numa trajetória ascendente até ao segundo trimestre de 2021. Mais especificamente, o seu preço subiu de 2,49 euros em 22 de fevereiro para um pico de 4,27 euros recentemente em maio.

Certamente, há uma tendência para as ações multinacionais prosperarem em Portugal, com Mota Engil (MOTA) a oferecer outro caso viável.

Esta empresa está baseada principalmente na construção e gestão de infraestruturas, com negócios em 25 países em todo o mundo e mantém uma presença em três áreas geográficas distintas (nomeadamente Europa, África e América Latina).

Como explicado acima, há muitas razões para começar a investir em ações. Ganhar mais conhecimento dos mercados financeiros colocá-lo-á em melhores condições para começar a explorar esta opção e fazer escolhas de investimento bem sucedidas.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -