Diário
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Abril 22, 2024

A melhor estratégia para captar novos clientes

Nuno Militão, em Santarém
Nuno Militão, em Santarém
Licenciado em Gestão Comercial. Consultor/Formador de Gestão.

A melhor estratégia que uma empresa pode utilizar para atrair novos clientes e fazer crescer as suas vendas é sem dúvida a recomendação feita por outros clientes, o chamado “passa palavra” ou “word of mouth”. Esta estratégia tem bastante impacto na conquista de novos clientes, pois estes acreditam mais na opinião de quem já experienciou o produto/serviço, do que em publicidade, sendo que esta estratégia tem custos muito reduzidos para a empresa.

Mas ao contrário do que se possa pensar, a maioria das empresa nada faz para que estas recomendações aconteçam e ficam à espera que apenas por fazerem um bom trabalho ela irá acontecer mais tarde ou mais cedo. Muitas vezes o que acontece é que o empresário não quer parecer carente ou desesperado ao pedir recomendações de forma ativa. Acham que pedir recomendações é como mendigar ou pedir um favor e não há dúvida de que esse não é o tipo de posicionamento que pretende para o seu negócio. Peça e receberá, ao aplicar um sistema em torno da geração de recomendações, aumenta drasticamente a fiabilidade do marketing boca a boca. Embora que nem toda a gente o vá recomendar, muitos vão e não há dúvida que isso é muito melhor do que esperar passivamente. Certo é que todos nós conhecemos pessoas com os mesmos gostos que nós o que torna natural a recomendação.

Pense na última vez que recomendou um restaurante a um amigo. Fê-lo por como um favor ao dono do restaurante?, não creio, o mais certo é que quisesse que o seu amigo tivesse uma experiencia inolvidável tal como a sua.

Uma das melhores maneiras de obter recomendações é pedi-las diretamente aos clientes a que forneceu uma boa experiência, não tenha receios, lembre-se de que esta é umas doa formas mais eficazes de conquista de clientes e menos dispendiosa.


Por opção do autor, este artigo respeita o AO90

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -