Diário
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Setembro 27, 2021

Quem foi Julia Arévalo?

Julia Arévalo foi grande liderança política uruguaia. Militante do Partido Comunista, foi a primeira mulher a ser eleita para o Senado na América Latina, se consagrando uma grande referência popular.

Julia Arévalo foi uma grande liderança das mulheres e do movimento operário, nascida em 1898 em Lavalleja, no Uruguai. Começou a trabalhar aos 10 anos de idade, em uma fábrica de fósforos e aos 15 anos se junta ao Partido Socialista do Uruguai, ainda em formação.

Através de sua capacidade política e impressionante oratória, Arévalo foi a primeira mulher a ser eleita ao Senado e ajudou a fundar a Federação Democrática Internacional das Mulheres, se tornando uma referência para a América Latina e para o mundo.

Fonte: TV Grabois


por Ana Prestes, Cientista social, mestre e doutora em Ciência Política pela UFMG e dirigente nacional do PCdoB  | Texto em português do Brasil

Exclusivo Editorial PV / Tornado

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -