Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Abril 24, 2024

Rússia e China vetam cessar-fogo em Aleppo

Conselho de segurança da ONU - cessar-fogo em Aleppo

Rússia e China vetaram, esta segunda-feira (05/12) uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que visava iniciar um cessar-fogo de sete dias em Aleppo, na Síria. A Venezuela votou contra o texto, e Angola absteve-se. Os outros 11 membros do Conselho votaram favoravelmente.

A resolução apresentada pelo Egipto, pela Espanha e pela Nova Zelândia, exigia que as partes em conflito interrompessem “todos e quaisquer ataques na cidade de Aleppo”.

A Rússia, aliada do regime do presidente sírio Bashar al-Assad, tentou adiar a tomada de decisão para terça-feira, a fim de dar tempo para que oficiais russos e americanos se encontrassem em Genebra. As negociações em questão, segundo Moscovo, têm como objectivo um plano para que os rebeldes se retirem do leste de cidade, sob cerco do regime, algo que têm rejeitado categoricamente.

Moscovo vetou e Pequim bloqueou

Moscovo vetou um total de seis resoluções do Conselho de Segurança sobre a Síria, enquanto Pequim bloqueou cinco.

As forças militares russas actuam no conflito na Síria desde Setembro de 2015, lançando ataques aéreos contra grupos terroristas na tentativa de fortalecer o regime de Assad. Porém, forças da oposição apoiadas pelos Estados Unidos têm sido alvo da campanha aérea, afirmam grupos rebeldes.

O conflito na Síria prolonga-se desde 2011, quando tropas do governo reprimiram brutalmente manifestações pacíficas pedindro a renúncia de Assad. Ao todo, mais de 300 mil pessoas foram mortas e metade da população encontra-se desalojada.

Fonte: IP/ap/afp/dpa

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -