Diário
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Abril 22, 2024

Santa Bebiana, festa pagã com sermão

Isabel Lourenço
Isabel Lourenço
Observadora Internacional e colaboradora de porunsaharalibre.org

De 1 a 3 de Dezembro realiza-se a a 13ª edição da festa da Santa Bebiana em Paul, Covilhã. Organizada pela Casa do Povo do Paúl.Esta  festa pagã tem atraído cada vez mais visitantes que se deliciam com as iguarias vendidas em antigas lojas de animais/ adegas transformadas em tascas abertas para a rua, criando um ambiente alegre e místico nas ruelas salpicadas com fogos  e animação de rua.

Na verdade, pouco se conhece da origem da Santa Bebiana nesta vila, resultante de não existirem registos escritos populares desta “profanidade”, a Santa Bebiana,  padroeira do vinho, outrora festejada por pastores e agricultores, durante o mês de Dezembro.

Segundo o relato dos habitantes mais idosos, os pastores andavam com o gado nos vales do Paul e arredores, colocavam os chocalhos na cintura e, com os ganhões, festejavam junto às pipas de vinho. Após a ronda por todos os pipos, faziam uma grande ceia, onde o mais atrevido pregava o “sermão” para os “irmãos” e rezava-se o “Pai Nosso dos Bêbedos”.

Conseguiu recuperar-se este registo em 2005, oferecido pela esposa do falecido pastor/pregador na festa de Santa Bebiana, que foi, durante muitos e muitos anos, o responsável pela realização deste costume que acabou por perder-se após a sua morte.

Atendendo que esta tradição já fazia parte dos costumes deste povo, principalmente dos homens, a Casa do Povo do Paul tentou, junto das famílias e das pessoas mais idosas, recuperar todo o material escrito, tendo chegado à conclusão  que tudo tinha a ver com o sistema de confrarias, onde as mulheres eram proibidas de integrar a procissão e a festa dos comes e bebes.

Outrora comemorada pelos pastores, a Santa Bebiana é hoje uma referência cultural que há muito ultrapassou as fronteiras geográficas da vila, assumindo-se como uma iniciativa que, de algum modo, impulsiona a economia local.

Pelo décimo terceiro ano consecutivo, volta-se a (re)viver esta tradição tão sui generis, promovendo o Concelho da Covilhã e a Freguesia do Paul, este ano com algumas inovações como é a realização de um concurso fotográfico o JEROPIGAM.

No entanto não faltarão os elementos chave, tais como a gastronomia local, o artesanato tradicional regional e nacional, a música e a dança popular e tradicional, a animação de rua, a procissão e naturalmente o ponto alto que é o Sermão.

Fotos: Artur Lourenço, 2013

Sabe mais nas suas redes sociais

JEROPIGRAM

  • Faz uma foto, identifica-nos e coloca um dos nossos hashtags!
  • Oferecemos prémios às fotografias escolhidas pela organização e as que tiverem mais gostos.
  • Começa dia 1, sexta feira, às 15h e termina dia 3, domingo às 21h
  • Contactamos os vencedores directamente pelo chat do instagram
  • Partilhem as fotos no vosso facebook
  • Horários para atribuir prémios: 18h e 21h (todos os dias), 00h e 2h (sexta e sábado)

#santabebianapaulconcursos 
#santabebianapaul2017
#santabebianapaul
#capitaldajeropiga
#vivaasanta
#casadopovodopaul
#viladopaul

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -