Os municípios de Santa Maria de Penaguião, Peso da Régua, Baião, Mesão Frio, Amarante e Vila Real assinaram, no passado dia 29 de Janeiro, um Protocolo de Intenções do Marão, com o objectivo de valorizar aquele que é um bem comum a todos: a Serra do Marão.
A capela da Senhora da Serra foi o palco escolhido para a assinatura deste protocolo inédito que, além de pretender preservar a riqueza natural e cultural existente no Marão, tem também como propósito explorar todos os produtos endógenos da serra e a promover a dinamização do turismo de natureza.
De facto, esta recém-criada parceria entre os seis municípios tem como objectivo desenvolver a economia local, seja através de acções comuns ou parcerias, seja através de uma identidade visual para a Serra do Marão. Estão também previstas recuperações de alguns caminhos e trilhos emblemáticos, bem como a criação do Dia do Marão, no segundo Domingo de Julho.
A primeira acção conjunta entre os seis municípios, no âmbito deste protocolo, está já agendada para o dia 21 de Março.