Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Março 27, 2024

Série “Na fila do SUS” na plataforma independente Bombozila

Proposta do projeto é debater a precarização do sistema público de saúde no Brasil, antes e durante a pandemia de Covid-19. O filme estrearia em julho, mas virou série após a crise do coronavírus.

“Na fila do SUS”, série com seis episódios, estreou nesta segunda (13) na plataforma Bombozila, serviço de streaming independente que também assina a produção da série. Gravada desde o ano passado, a produção teve financiamento coletivo e apoio dos trabalhadores da Fundação Oswaldo Cruz e de profissionais da linha de frente da saúde em todo o Brasil.

Inicialmente, o projeto seria um documentário, com lançamento previsto para julho. Com a pandemia do novo coronavírus, a equipe decidiu abordar também este assunto e dividir as temáticas em episódios que serão lançados gradativamente até maio.

O episódio de estreia, “O povo da rua”, foi gravado em São Paulo com a participação do padre Julio Lancelotti. Além de São Paulo, o documentário foi gravado no Rio de Janeiro e em Brasília.

Os episódios foram dirigidos por Ellen Francisco, profissional de saúde pública e pesquisadora, e retratam os ataques ao SUS sob diferentes perspectivas, além do impacto da atual pandemia da Covid-19, que terá um capítulo exclusivo. A série abordará a saúde da perspectiva das mulheres indígenas, de moradores da favela e de trabalhadores informais (veja a lista completa abaixo).

Na avaliação de Ellen Francisco, o momento reforça a necessidade de defesa do SUS. “A atual situação da saúde evidenciada pela pandemia de Covid-19 soa como um recardo urgente: é necessário promover o debate sobre o desmonte do SUS no Brasil. Em uma situação como a atual, a população precisa tomar conhecimento sobre o impacto disso na vida delas”, afirma.

Em tempos em que a necessidade isolamento social é a melhor medida, um documentário de luta social é uma importante ferramenta para a defesa do direito à saúde”

Conhecida como “Netflix das lutas sociais”, a plataforma Bombozila foi criada em 2016 e reúne cerca de 500 documentários independentes sobre justiça social e luta por direitos, prioritariamente produzidos no Brasil e América Latina, mas também títulos de países como, Palestina, África do Sul, Portugal, Espanha e Estados Unidos.

A plataforma ainda está recebendo doações de quem deseja contribuir com “Na Fila do SUS”.

Confira todos os episódios da websérie, com as datas de lançamento:

  • O povo da rua (São Paulo) – 13/04
  • Mulheres indígenas (Brasília) – 20/04
  • Favela – Nós por Nós (Rio de Janeiro) – 27/04
  • Covid-19 (Brasil) – 04/05
  • Sistema Único da Saúde (Brasília) – 11/05
  • Uberização da vida (Rio de Janeiro) – 18/05

Texto original em português do Brasil

Exclusivo Editorial PV / Tornado

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Exit Costa

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -