Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Dezembro 9, 2021

As memórias de Setembro

Maria do Céu Pires
Doutorada em Filosofia. Professora.

11 de Setembro de 2001

11 Setembro 2001 - Torres Gémeas

Dia do ataque terrorista às torres gémeas do World Trade Center em Nova York cuja autoria se atribui à organização fundamentalista islâmica Al-Qaeda. Provocou milhares de vítimas, 2993, e abalou o mundo mostrando a vulnerabilidade a que todos, inclusive uma grande potência, estão sujeitos. Suscitou a discussão embora, por vezes, não tão aprofundada como deveria ser acerca do terrorismo e da complexa relação segurança/liberdade.
Mas, por incrível ironia, alguns anos antes, também a 11 de Setembro os que agora apareciam como vítimas tinham estado do lado dos carrascos!

11 de Setembro de 1973

11 Setembro de 1973 - Chile Golpe de Estado

No Chile o Presidente Salvador Allende que três anos antes tinha sido eleito democraticamente com 36,2% dos votos expressos foi sitiado no Palácio de la Moneda, sendo deposto e morto a mando da Junta Militar e do seu chefe, o general Augusto Pinochet, com o apoio dos Estados Unidos e da CIA. Este golpe de Estado, um dos mais violentos da história da América Latina, pôs fim a uma experiência única, a da implementação do socialismo por via democrática e esteve na origem de uma ditadura militar que iria manter-se até 1990. Mostrou também a hipocrisia política de uma potência mundial que se afirmava como guardiã da liberdade… O filme “Chove em Santiago”, primeiro filme da minha vida, realizado por Helvio Soto em 1975 relata de uma forma comovente e impressionante estes acontecimentos. O mesmo acontece com o “Missing” de Costa Gravas. Ambos a rever…

Setembro de 1970

Guerra dos 6 dias | Setembro Negro

Tentativa de genocídio (calcula-se que cerca de 10 000 mortos) dos refugiados palestinianos na Jordânia (onde se tinham abrigado na sequência da Guerra dos Seis Dias), que ficou conhecido como o Setembro Negro. O nome atribuído a este conflito, que opôs o Rei Hussein à Organização de Libertação da Palestina (OLP), irá ser usado por uma organização dissidente da OLP e responsável por ataques terroristas, nomeadamente os célebres atentados de Munique (Jogos Olímpicos de Munique, 1972) onde morreram onze membros da delegação israelita.

15 de Setembro de 1935

Setembro de 1935 - Tribunal de Nuremberg

Aprovação das leis de Nuremberg também designadas como Leis para a Protecção do Sangue e da Honra Alemães que retiraram aos judeus a cidadania alemã proibindo os casamentos e a coabitação entre judeus e alemães. Essas leis retiraram aos judeus o direito de voto e a possibilidade de participar em actividades civis no sistema judicial, na saúde e na educação. Quem as violasse sujeitava-se a prisão e, posteriormente a pena de morte. Para além dos judeus, visavam também os homossexuais e os ciganos, reduzindo todos os indivíduos desses grupos a uma condição sub-humana. Foi o princípio do caminho que conduziu ao Holocausto.

Setembro de 2016

Acontecimentos de Setembro

Tudo isto nos faz lembrar alguma coisa muito próxima…Os perigos continuam por aí!

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -