Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Abril 27, 2024

Teatro no Pátio, peça de Elfriede Jelinek e João Fiadeiro são destaques de Julho do TCSB

Ainda antes das férias de Agosto, A Escola da Noite tem várias propostas para o público de Coimbra, no âmbito da programação do Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB).

Teatro do Montemuro no Pátio

Com o calor de Julho chega a vontade de ver (e fazer) espectáculos na rua. A 17 de Julho, o Teatro do Montemuro apresenta no Pátio da Inquisição a sua mais recente criação, o divertido espectáculo “Fanzine – O regresso dos heróis”, que promete uma noite muitíssimo animada. Lê-se na prometedora descrição da “história” que vai ser contada pela companhia sediada em Campo Benfeito (Castro Daire):

O mestre do crime, Lex Luthor, escapa do mundo da banda desenhada para o século XXI, com a única intenção de fazer estragos. Auxiliado pela sua assistente pessoal Paciência e pela formidável Mulher Electricidade, Luthor ambiciona vergar a civilização, roubando a Internet. Todos os seus antigos adversários, os Super-Heróis, estão agora aposentados dessa atividade ou desaparecidos. Mas, quando um velho e familiar sinal aparece na noite escura, os antigos heróis deixam as suas actuais vidas como taxistas, alfaiates e instrutores de aeróbica para se reunirem novamente. Serão os Super-Heróis capazes de voltar a salvar o mundo?”.

Com dramaturgia e encenação de Peter Cann, o espectáculo tem início às 22h00 e a entrada é livre.

 

Alexandre Pieroni completa o Ciclo Europa, com Paula Garcia

Quatro meses depois de ter apresentado em Coimbra “A Morte nos Olhos”, o encenador e actor Alexandre Pieroni regressa ao TCSB para apresentar – agora com a actriz Paula Garcia – o segundo momento do projecto “Europa”, que discute o enraizamento da violência contra a mulher na matriz cultural clássica. Em “A Parede” – adianta a Artes e Engenhos, produtora do espectáculo – “encontramos Ingeborg (Bachmann) e Sylvia (Plath) em luta para ascender da sujeição a que foram remetidas, num movimento que, ao mesmo tempo, sugere o envolvimento delas na perpetuação dos mecanismos de violência patriarcal de que são vítimas”.

A peça, escrita pela austríaca Elfriede Jelinek (Nobel da Literatura em 2004), é “uma reflexão em torno da opressão exercida sobre as mulheres na sociedade contemporânea”, escrevem os responsáveis por esta produção.

O espectáculo é apresentado em Coimbra nos dias 19 e 20 de Julho, sexta e sábado, sempre às 21h30. Os bilhetes custam entre 6 e 10 Euros e já podem ser reservados ou comprados antecipadamente.

 

João Fiadeiro abre Citemor no TCSB

A 25 de Julho, João Fiadeiro apresenta-se pela primeira vez no Teatro da Cerca de São Bernardo, abrindo a 41.ª edição do Citemor – Festival de Montemor o Velho. “De perto, uma pedra – escreve Leonardo Mouramateus, co-responsável pela criação – completa a frase que poderia ter sido escrita por Bruno Munari na sequência de ‘From afar it was an island’, título de um livro para crianças que ‘pedi emprestado’ para nomear o espectáculo que estreou no Festival DDD no Porto de 2018”.

Os artistas propõem agora uma “nova abordagem” desse espectáculo, desafiando o espectador/visitante a olhar “de perto (e por dentro de) um trabalho que foi originalmente desenhado para ser olhado de longe (e por fora)”. A linguagem cinematográfica mantém-se como fio condutor:

’From afar it was an island’ e ‘De perto, uma pedra’ são coreografados com gestos armazenados pelo cinema, todo ‘escrito’ com essas ‘palavras’, e com a tensão que é mantida no interior desses fragmentos. Um conjunto de mais de uma centena de filmes dos quais foram extraídas pessoas que se vestem, caminham, param, esperam, conversam…”.

Como é habitual nos espectáculos do Citemor, o preço dos bilhetes é definido pelos espectadores. É possível efectuar reserva ou compra antecipada de lugares, pelos contactos do TCSB.


Os assinantes solidários do Jornal TORNADO têm Desconto de 50%, em dois bilhetes para cada um destes nos espectáculos.



Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -