Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Março 27, 2024

Temporada 2018/2019 do TCSB encerra esta semana

Alexandre Pieroni e João Fiadeiro encerram a temporada 2018/2019 do Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, entre 17 e 25 de Julho.

Sem poder deixar de pensar na recuperação da actriz Maria João Robalo, vítima de um grave acidente no passado dia 8, os elementos d’A Escola da Noite decidiram manter a programação prevista para os próximos dias. Fazem-no por respeito aos artistas com os quais a companhia se havia comprometido, por consideração com o público e pelo compromisso com a arte que abraçaram e da qual a Maria João é uma profissional exemplar.

TEATRO

A Parede

Na peça de Elfriede Jelinek A Parede, que toma emprestado o título ao romance distópico de Marlen Haushofer (1963), encontramos Ingeborg (Bachmann) e Sylvia (Plath) em luta para ascender da sujeição a que foram remetidas, num movimento que, ao mesmo tempo, sugere o envolvimento delas na perpetuação dos mecanismos de violência patriarcal de que são vítimas. Uma reflexão em torno da opressão exercida sobre as mulheres na sociedade contemporânea que é, sob distintos ângulos, levada a cabo em todo o conjunto de dramatículos Dramas de Princesas, colocando as duas escritoras num friso onde se juntam a outras princesas reais e ficcionais – Branca de Neve, Bela Adormecida, Jackie Kennedy, Rosamunda do Chipre e Diana de Gales.

Artes e EngenhosInformação adicional

 

texto Elfriede Jelinek concepção e encenação Alexandre Pieroni Calado co-criação e interpretação Paula Garcia filme Leonardo Mouramateus operação de câmara e fotografia Joana Silva Fernandes desenho de som João Ferro Martins interpretação ao piano Filipe Raposo tradução Anabela Mendes apoio vocal Natália de Matos direcção técnica João Chicó

19 e 20 de Julho de 2019

sexta-feira e sábado, 21h30

M/16 > 70’ > 6 a 10 Euros

http://weblog.aescoladanoite.pt/a-parede-artes-e-engenhos/

Reservas: 239 718 238 / 966 302 488 / [email protected]

 

DANÇA

From afar it was an island. De perto, uma pedra

“De perto, uma pedra” é uma nova abordagem de “From afar it was an island” (2018) que propõe exactamente aquilo que o título sugere: proporcionar ao espectador/visitante que olhe de perto (e por dentro) de um trabalho que foi originalmente desenhado para ser olhado de longe (e por fora).

“From afar it was an island” e “De perto, uma pedra” são coreografados com gestos armazenados pelo cinema, todo “escrito” com essas “palavras”, e com a tensão que é mantida no interior desses fragmentos. Um conjunto de mais de uma centena de filmes dos quais foram extraídas pessoas que se vestem, caminham, param, esperam, conversam… O raccord, próprio da linguagem cinematográfica, será o princípio capaz de articular relações entre esses gestos: alguém enche um copo de água na mesa da sua cozinha CORTA PARA outro alguém que derruba um copo de vodka no balcão de um bar. Na mesa de edição o raccord que uniria esses dois gestos não esconderia o salto espacial e temporal que separa as duas cenas, que podem, inclusive, ser de dois filmes diferentes. No teatro, no entanto, temos a unidade espacial e temporal do palco, e temos o corpo que se apropria e une as duas cenas, sem que possamos notar o instante exacto em que uma cena acaba e outra começa. Os gestos acumulam-se, o futuro não é previsível e o passado não é escrito. Os gestos são contidos no presente da sua própria presença, e no entanto continuam. Em “From afar it was an island” o gesto fixado pelo cinema é possuído pelo fantasma do gesto da dança: o esquecimento.”

João Fiadeiro e Leonardo MouramateusInformação adicional

conceito João Fiadeiro co-direcção João Fiadeiro, Leonardo Mouramateus, Carolina Campos performance e co-criação Carolina Campos, Adaline Anobile, Márcia Lança ou Nuno Lucas, Iván Haidar e Julián Pacomio captação sonora em tempo real João Bento luz Leticia Skrycky espaço João Fiadeiro e equipa a partir do espaço cénico de “From afar it was an island” de Nadia Lauro (cenografia), Gabriela Forman (figurinos) e Bruno Bogarim (objectos)

 

25 de Julho de 2019

Quinta-feira, 21h30

M/6 > 50’ > preço definido pelo espectador

http://www.citemor.com/citemor-2019x/joao-fiadeiro

Reservas: 239 718 238 / 966 302 488 / [email protected]

 


Os assinantes solidários do Jornal TORNADO têm Desconto de 50%, em dois bilhetes para cada um destes nos espectáculos.



Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Exit Costa

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -