Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Outubro 27, 2021

Teresa Forcades, a freira radical

Maria do Céu Pires
Doutorada em Filosofia. Professora.

Teresa é médica e monja beneditina no mosteiro de St. Benet, em Montserrat, desde 1997. Doutorada em Saúde Pública pela Universidade de Barcelona e especialista em Medicina Interna pela State University of NewYork, possui também um Doutoramento em Teologia (Faculdade de Teologia da Catalunha) cuja dissertação é sobre o conceito de pessoa.
Parte significativa do seu trabalho tem consistido, precisamente, em retirar algumas das consequências políticas da noção cristã de pessoa. É considerada pela imprensa (veja-se, por exemplo, Público 19/11/13) como a “freira mais radical da Europa” e uma das mais influentes intelectuais de esquerda.

Teresa Forcades é autora de vários artigos sobre teologia feminista e sobre saúde pública, nomeadamente no que se refere à denúncia de alguns crimes relacionados com a indústria farmacêutica. Tem, até ao momento, três obras publicadas: La Trinitat, Avui (Publicacions de l’Abadia de Montserrat, 2005), Els Crims de les grans companyies farmacèutiques (Cristianisme i Justicia, 2006) e La Teologia feminista en la historia (Fragmenta, 2007).

 

Teresa Forcades_4

 

Esta última obra pretende ser um contributo para o esclarecimento da questão: por que razão os contributos intelectuais das mulheres tendem a desaparecer da História? No caso, trata-se de analisar o problema no que concerne a uma área específica do saber, a Teologia, considerada no seu percurso desde a Idade Média até à Modernidade.

Teresa Forcades_1A teóloga espanhola é também uma activista social e uma defensora de uma “revolução pacífica” e anti-capitalista na Europa. A desobediência civil e o pensamento divergente com o objectivo de concretizar mudanças sociais e políticas acompanham o seu percurso de vida, que encara sempre como um conjunto de desafios. É um dos rostos da luta pela independência da Catalunha participando no movimento de cidadania Procés Constituent, que pretende criar o modelo para um estado independente, livre e igualitário na Catalunha. É co-fundadora, com o economista Arcadi Oliveres, do Manifesto para a convocação do respectivo processo constituinte.

Esta freira beneditina é, acima de tudo, uma mulher de coragem. Por isso, o conhecimento da sua acção e da sua obra é importante para quem está interessado em projectos de emancipação social. A frescura do “radicalismo” de Teresa Forcades é inspiradora!

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

3 COMENTÁRIOS

Comments are closed.

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -