Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Junho 23, 2024

Torres Vedras premiou melhores vinhos e melhor pastel de feijão

Joaquim Ribeiro
Joaquim Ribeiro
Jornalista

Integrado nas Festas da Cidade, que decorrem até ao próximo dia 11, já foram entregues os prémios dos festivais do Pastel de Feijão e do Vinho de Torres Vedras.

O concurso “A minha sobremesa tem Pastel de Feijão de Torres Vedras”, cuja prova teve lugar no dia 1, contou com sete participações no total. O júri foi composto pelos chefs Jorge Ferreira, Patrick Mignot e Rui Fernandes. Maria Madalena Valente recebeu o prémio atribuído à Casa Benjamim com a sobremesa “Benjamim Pé de Feijão”.

A prova cega dos pastéis de feijão realizou-se no dia 24 de Outubro e estiveram representadas 13 marcas. A orientação técnica esteve a cargo de Ana Soeiro, da Associação Qualifica/OrigIN Portugal e o júri foi composto por oito elementos. José Miguel Esteves, representante da marca Carmitas, recebeu o troféu do Pastel de Feijão de Torres Vedras 2017.

Os vinhos…

No Festival do Vinho de Torres Vedras, as provas cegas dos vinhos brancos e tintos tiveram lugar no dia 26 de Outubro, sob a orientação técnica de Pedro Clímaco, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, e contou com um painel de oito provadores.

Na prova cega de vinho branco estiveram cinco vinhos a concurso e na de vinho tinto foram nove. Saíram vencedores “Alma Vitis 2016”, prémio recebido por Luís Santos, presidente da Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa. Nos tintos ganhou “Velhos Tempos Reserva 2015”, prémio recebido por Hélder Antunes, da Adega Cooperativa da Carvoeira.

Os pasteis…

Tanto os pastéis de feijão da marca Carmitas, como os vinhos branco e tinto vencedores integrarão as ofertas institucionais da Câmara Municipal de Torres Vedras em 2018, uma forma que o município tem de incentivar a inovação, bem como promover os produtos locais de qualidade comprovada.

O presidente da Câmara de Torres Vedras, Carlos Bernardes, salientou a importância de existirem 19 empresas produtoras de pastel de feijão no concelho, o que constitui um estímulo à economia local por um produto que é embaixador de Torres Vedras. Assegurou, neste âmbito, que a Câmara Municipal está a trabalhar no sentido de classificar o pastel de feijão como um produto regional (produto IGP – Indicação Geográfica Protegida).

Em relação aos vinhos, Carlos Bernardes relevou o trabalho desenvolvido pelos 22 produtores de vinho do concelho, salientou a importância da vinha e do vinho no território torriense e apelou para que todos trabalhem no sentido de: conseguirmos, todos juntos, fazer de Torres Vedras a Cidade Europeia do Vinho 2018.”

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -