Há dois anos que a Câmara Municipal assumiu a organização da festa do Sobral. Vários eventos que animam os festejos são organizados por entidades parceiras da autarquia, sobretudo as associações do concelho. É o caso da “tourada à corda”, que foi organizada pelo Clube Desportivo e Recreativo de Pero Negro, com o patrocínio da Junta de Freguesia da Sapataria.
Aquela tradição taurina açoriana foi incluída nas atracções da festa em honra de Nossa Senhora do Desterro, de Pero Negro, em 2014. O mesmo clube acabou por levar a iniciativa para as festas do Sobral de Monte Agraço, sede de um município com tradições taurinas.
O ano passado foi novidade e este ano atraiu mais público, curioso de ver ao vivo esta particular forma de “brincar” com touros bravos, presos apenas por uma longa corda, segura por uns quantos homens, sem vedações. Os sobralenses aderiram ao espectáculo e foram ver ao vivo os três touros, um de cada vez, que percorreram a Rua da Misericórdia. Foi mais um evento taurino a juntar a outros mais típicos da vila sobralense, como as conhecidas largadas e touradas.