Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Março 29, 2024

Um caça bombardeiro russo foi abatido por caças turcos esta terça-feira

caça 5

Fontes militares turcas dizem que o avião, um Sukhoï Su-24, foi atingido junto à fronteira com a Síria, depois de violar espaço aéreo turco.

O avião foi avisado dez vezes no espaço de cinco minutos que estava em violação do espaço aéreo da Turquia, antes de ser abatido por caças F-16, segundo responsáveis militares turcos.

caça 6O ministério da Defesa russo confirmou já que se trata de um SU-24 russo, ressalvando porém que sobrevoava território sírio e que foi atingido a partir do solo.

“O avião sobrevoou sempre exclusivamente o território da Síria. Estava a seis mil metros de altitude e informações preliminares sugerem que foi abatido a partir do solo. As circunstâncias estão a ser investigadas”, informou o comunicado de Moscovo.

Ainda de acordo com fontes militares russas, os dois pilotos terão conseguido saltar com paraquedas.

Entretanto os média turcos informaram que um dos pilotos terá sido detido pelo exército turco, enquanto o site noticioso orient-news.net ligado às forças de oposição do Exército Livre da Síria publicaram um vídeo que afirmam mostrar um dos pilotos morto.

Fontes presidenciais turcas garantem que cumpriram as regras relativas à violação do espaço aéreo. O ministério dos Negócios Estrangeiros turco anunciou que vai consultar a NATO, as Nações Unidas e os países aliados sobre o incidente.

A Turquia, que pediu esta semana uma reunião do conselho de segurança da ONU para discutir ataques russos contra a minoria turcomana na Síria, transmitiu recentemente ao embaixador russo o protesto de Ankara pelo bombardeamento por caças russos de localidades habitadas por turcomanos.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -