Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Junho 13, 2024

Uma excelente novidade | Elena Ferrante adaptada à TV

elena-ferrante-hist-menina-perdidaEis uma boa novidade para aqueles que se deixaram contagiar pela escrita incisiva e surpreendente de Elena Ferrante: as também denominadas Novelas Napolitanas e que corresponderão aos quatro volumes da história iniciada com A Amiga Genial, editados entre nós pela Relógio D’Água Editores. A última dessas novelas, História da Menina Perdida, figura na lista das melhores 10 novelas de 2015, para o The New York Times.

Não dispensando a leitura da obra, caracterizada por uma narrativa densa e entusiasmante, ao mesmo tempo que desconcertante pela sua linguagem penetrante, aqueles que já “amam” Elena Ferrante e as suas histórias só esperam que a adaptação televisiva não perca o poder devastador da sua narrativa, algo sobre o qual estão de acordo os seus críticos.

Mas quem é afinal Elena Ferrante? Ora, este é um mistério sobre o qual muito se especula, pois a autora (também se especula que se trata de um homem!) nunca se revelou em público e as entrevistas que deu foram sempre por escrito e mediadas pelos seus editores.

Ora, mesmo com a adaptação para o pequeno ecrã, não se prevê que o mistério se desfaça. É que, como a própria Elena Ferrante já declarou, os livros, uma vez que escritos, dispensam o autor facilmente.

É verdade. O que não se dispensa, uma vez iniciados na sua leitura, são precisamente as histórias de Elena Ferrante…

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -