Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Novembro 27, 2021

União Europeia e governo angolano unidos no apoio ao Ensino Superior

A Universidade Católica de Angola e a Universidade Aberta (Portugal) estabeleceram uma parceria para beneficiar do apoio do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) e da União Europeia para a organização de um Curso de Especialização para Gestores do Ensino Superior (CEGES).

Segundo informações da coordenação dos cursos de pós-graduação da Universidade Católica de Angola (UCAN) prestada ao Jornal Tornado, o CEGES tem como finalidade qualificar as lideranças das Instituições de Ensino Superior (IES), buscando o desenvolvimento de competências de gestão desejáveis para o contexto universitário Angolano, para que possam trabalhar de forma continuada e comprometida, podendo assim contribuir para a melhoria da qualidade do Ensino Superior.

O objectivo geral do CEGES é capacitar os gestores das Instituições de Ensino Superior (IES) para que eles possam adoptar práticas eficientes de gestão do ensino, da investigação e das actividades de extensão.

Reitores, vice-reitores, directores e decanos são público-alvo da formação

O CEGES tem como principal público-alvo, profissionais em cargos de gestão em Instituições do Ensino Superior públicas, público-privadas e privadas angolanas, designadamente reitores, vice-reitores, directores gerais, directores gerais adjuntos, decanos, coordenadores de programas de pós-graduação, chefes de departamento e potenciais gestores.

O curso está organizado e implementado em B-learning (sessões presenciais combinadas com sessões à distância), havendo cinco módulos obrigatórios e um que deve ser escolhido de um conjunto de cinco opcionais. A equipa técnica do curso inclui o Prof. Doutor João Saveia, o Prof. Doutor Ken Ndalamba, a Prof. Doutora Ana Rocha e será ministrado por especialistas de elevado gabarito na área, onde se incluem o Prof. Doutor M. Azancot de Menezes e o Prof. Doutor Tuca Manuel, entre outros.

Domingos Neto, Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia

Estiveram presentes na cerimónia de abertura realizada no dia 23 de Novembro de 2021, entre outros convidados, Domingos Neto (Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia de Angola), Maria Helena Miguel (Vice-reitora da Área Académica da UCAN), René Quérin (Adido da Embaixada de França) e Jeannette Seppen (Representante da União Europeia).

René Quérin, Adido da Embaixada de França em Angola

Jeannette Seppen, Representante da União Europeia

A União Europeia e o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) de Angola assinaram um protocolo de cooperação para apoio ao Ensino Superior angolano durante cinco anos (até 2024) numa cooperação que envolve a agência de cooperação técnica Expertise France, num montante de 13 milhões de euros.


por Luís dos Santos, Angola

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -