Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Vista de Toledo

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

El Greco, pilar essencial do chamado “Século de Ouro” da pintura espanhola, homenageia a sua cidade de acolhimento com a reverência da sua secular importância.
Vejam-se os intricados efeitos de luz que inundam a tela de fantasmagóricos fulgores. Parecerem estar por ali todos os demónios da mãe-natureza. É uma paisagem algo construída na sua cabeça, em que, por exemplo, o curso do rio não é retratado no seu leito normal.

Profundamente religioso e tentando manter uma “ponte de contacto” com o divino, através das suas figuras esguias, na direcção do céu, será abusivo interpretar uma forma de reacção concreta pelo repúdio real do seu talento, tempos atrás manifestado por Filipe II?



El GrecoDoménicos Theotocópoulos
(1541 – 1614)

Pintor espanhol nascido em Creta, ilha que à época pertencia à República Veneziana, desenvolveu o seu estilo peculiar e a maior parte da sua trajectória artística em Espanha. Formou-se, na sua ilha natal, como pintor de ícones antes da sua mudança para Veneza, onde conheceu as obras de Ticiano e Tintoretto, dois dos artistas que, a par de Miguel Ângelo, mais influenciaram a sua pintura.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -