Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Julho 6, 2022

De volta ao passado

Christiane Brito, em São Paulo
Christiane Brito, em São Paulo
Jornalista, escritora e eterna militante pelos direitos humanos; criou a “Biografia do Idoso” contra o ageísmo.  É adepta do Hip-Hop (Rap) como legítima e uma das mais belas expressões culturais da resistência dos povos.

Tornado-02-junho-governo-TemerA foto da esquerda é a capa da revista Piauí de hoje (2/06), a da direita é a capa do disco “Tropicália”, dos anos sessenta.

Fernando de Morais, famoso escritor brasileiro, disponibilizou as duas imagens na sua página do Facebook, que tem sido sistematicamente censurada e tirada do ar. Estabeleceu as comparações, inevitáveis.

Para entender melhor: a “boneca inflável”, na primeira foto, representa o papel da mulher no governo Temer que, diferentemente do movimento tropicalista dos anos 1960, simboliza o que existe de mais retrógrado no Brasil atual: educação, cultura, comunicação, costumes…

Os tropicalistas dos anos 60, capitaneados por Caetano Veloso, Nara Leão, Gal Costa e Rita Lee, avançaram no tempo, inaugurando uma nova música e um novo comportamento quando lançaram o disco “Tropicália”.

Exótico como o movimento musical é a configuração do governo Michel Temer, que inaugura um retrocesso político de mais de 30 anos na história do Brasil.

Fonte: Fernando Morais e Revista Piauí

Nota: a autora escreve em português do Brasil.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

VER…

Boa pergunta

Além Tejo (1)

- Publicidade -