Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Abril 19, 2024

Direcção da FCSH-UBI proibe conferência sobre o Sahara Ocidental

sahara

De acordo com o porunsaharalibre.org, a Presidência da FCSH-UBI terá recebido, a 2 de Dezembro, um e-mail com uma carta em anexo da Embaixada do Reino de Marrocos, assinada pela embaixadora marroquina, que continha várias declarações políticas sobre a questão do Sahara Ocidental da perspectiva oficial do Reino de Marrocos.

A situação foi denunciada em comunicado do Núcleo de Estudantes de Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade da Beira Interior (NECPRI-UBI):

“A justificação dada ao NECPRI-UBI pela Presidência da FCSH-UBI, referia que esta pretendia não criar um conflito institucional de Estado que colocasse a UBI nos órgãos de comunicação social”.

A Direcção da FCSH-UBI terá enviado uma carta com um pedido de desculpa à Embaixada de Marrocos.

Isabel Lourenço, da organização Porunsaharalibre e membro da Fundación Sahara Occidental, oradora da conferência, lamenta profundamente a decisão da Presidência da FCSH-UBI que:

“reflecte um acto de auto-censura e de desconhecimento profundo do tema do Sahara Ocidental e do estatuto legal deste território não autónomo cuja ocupação ilegal por Marrocos é amplamente documentada pelas Nações Unidas, pelo Tribunal Internacional e no último acórdão do Tribunal Europeu de Justiça”.

Os organizadores estão neste momento a tentar encontrar um local alternativo para a realização da conferência, no mesmo dia e hora na cidade da Covilhã.

Sahara Ocidental

refeicao-de-um-refugiado-saharauiÚltima colónia de África, ocupado por Marrocos, abandonado por Espanha, à espera de um referendo desenhado pela ONU mas que não é implementado. Um povo injustiçado, um povo silenciado. Há mais de 4 décadas vítima de violência, desaparecimentos forçados, detenções arbitrárias e torturas. Um povo dividido entre os territórios ocupados, os campos de refugiados e a diáspora. Filhos das Nuvens à procura de paz

(in porunsaharalibre.org)

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -