Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Outubro 22, 2021

30 mil visitantes no Festival Literário de Óbidos

FOLIO - Festival Literário Internacional de Óbidos

A longo prazo, o FOLIO (Festival Literário Internacional de Óbidos) pode transformar-se “num local importante de debate da literatura, onde se possa definir tendências da publicação”. Esta é a opinião do escritor José Eduardo Agualusa, um dos curadores do festival que levou mais de 30 mil visitantes à vila histórica, de 15 a 25 de Outubro.

Tendo em conta ter sido a primeira edição, o escritor considera que há ainda “pequenas coisas que se podem melhorar”, dando como exemplo a necessidade de se realizarem oficinas de aprendizagem.  “Uma agente de música veio ter comigo e sugeriu vários cantores brasileiros bons, para fazer oficinas da canção. Acho que pode ser uma mais-valia, aproveitar o espaço de 10 dias para fazer coisas de maior fôlego e poder fidelizar o público”, afirmou.

Para o presidente da Câmara de Óbidos, Humberto Marques, a aposta neste festival foi ganha, tendo em conta a repercussão que teve a nível nacional e internacional, em especial no Brasil, país onde se realiza a Festa Literária Internacional de Paraty, evento que inspirou os obidenses.

 “Tendo em conta a experiência que temos da organização de muitos eventos realizados nos últimos 10 anos, o balanço que faço é extraordinariamente positivo”, referiu Humberto Marques.A maior parte das sessões com Autores foram muito concorridas

Para José Pinho, proprietário das livrarias Ler Devagar, “esta primeira edição do FOLIO foi tudo o que pensávamos que ia ser: muitas sessões cheias a abarrotar”.

Há dois anos com estabelecimentos abertos em Óbidos, José Pinho acredita que as próximas edições do festival irão ser ainda melhores, tendo em conta a experiência acumulada na organização e o sucesso conseguido com o público.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -