Diário
Director

Independente
João de Sousa

Terça-feira, Abril 23, 2024

A importância do modelo de negócio

Nuno Militão, em Santarém
Nuno Militão, em Santarém
Licenciado em Gestão Comercial. Consultor/Formador de Gestão.

Já imaginou um barco em alto mar a navegar sem bússola? É o mesmo que acontece a quem inicia um negócio sem ter definido um Modelo de Negócio.

Segundo Alexander Ostewalder autor do livro “Criar Modelos de Negócio”:

Um modelo de negócio descreve a lógica de como uma organização cria, proporciona e obtém valor.”

Qualquer que seja a dimensão do negócio é de importância máxima que o mesmo esteja assente num modelo de negócio, este é a bússola que o vai orientar no sucesso do seu negócio.

O Business Model Canvas foi criado pelo Suiço Alexander Ostewalder, fruto da sua tese de doutoramento que teve a contribuição de mais de duzentos consultores e empresários de todo o mundo.

Há quem defina o Business Model Canvas como um simples mapa, mas o que é certo é que cada vez mais popular entre o mundo dos empreendedores e não só pois este permite visualização do negócio em uma única página.

A visualização do Business Model Canvas é feita através de um quadro que por sua vez está dividido em quatro áreas que são consideradas as fundamentais de um negócio, Clientes (Quem?), a nossa Proposta de Valor (O Quê?), as Infraestruturas (Como?) e a Viabilidade Financeira (Quanto?).

Isso significa que não é mais necessário percorrer um documento cheio de texto e alguns números, passando página por página para compreender as diferentes estratégias definidas.

O Business Model Canvas é atualmente uma das metodologias mais utilizadas para quem quer testar uma ideia de negócio, mas não só, também serve para as empresas já existentes que queiram inovar, pois permite-lhes pensar sobre o modelo de negócio tanto o da própria empresa como dos seus concorrentes.

É comum que durante o processo da construção do Business Model Canvas sejam feitos vários ajustes e mudanças, o que não é de modo algum problema para o uso desta ferramenta, pois o aconselhável será usar post-its coloridos que poderão ser alterados quantas vezes quiser.

É esta facilidade e prontidão que permite que novos negócios sejam analisados mais rapidamente e em várias versões diferentes.


Por opção do autor, este artigo respeita o AO90


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -