Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Junho 15, 2024

A Propósito do Petróleo ao Largo do Algarve…

José Mateus
José Mateus
Analista e conferencista de Geo-estratégia e Inteligência Económica

“Pode-se discutir tudo mas não se pode discutir de forma estúpida e desinformada”, dizia alguém há dias. E dizia, obviamente, muito bem. Mas quando se fala de petróleo é indispensável saber em que ninhos de vespas se vai, necessariamente, tocar e que tipo de ataques isso vai desencadear. Se há sector económico em que a guerra económica e a guerra de informação estão sempre em acção, esse é o sector do petróleo. Sector onde sobram “razões” e motivos para tais guerras e, sobretudo, existem óptimos orçamentos para tanto sustentar e com isso ganhar. Muito. Isto é, se há sector em que não se pode ser ingénuo, esse sector é o do petróleo.

Por isso, se o autor da citação acima referida tem razão falta-lhe pôr de lado a ingenuidade que o leva a admitir que para abordar o assunto basta não ser estúpido e estar informado. Não basta! É preciso muito mais. É preciso uma boa grelha conceptual de “guerra económica/guerra de informação” e muita, muita “inteligência”. Nada que Paulo Reis, por exemplo, não tivesse já visto e escrito há uns anos…

 

Exclusivo Tornado / IntelNomics

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -