Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Março 27, 2024

A Quinta

Beatriz Lamas Oliveira
Beatriz Lamas Oliveira
Médica Especialista em Saúde Publica e Medicina Tropical. Editora na "Escrivaninha". Autora e ilustradora.

O senhor de idade.

Era alto, pesado, maciço. Cabelo branco cortado à escovinha, uma barba sedosa e encaracolada caía-lhe sobre o peito. Os pés eram pequenos para tão grande peso e para tal estatura. Usava bengala para se apoiar.

Sempre de fato completo: casaco, calças, colete, tudo cor de cinza, camisa branca. Gravata vermelho cereja. Era o senhor doutor, assim lhe chamavam todos, quando o queriam cumprimentar. Tinha sido professor de línguas e de música, estava aposentado.

Todos os dias saía de casa, manhã cedo. Quando entrava no Café Varzim, na mesa preferida,junto à janela, já o Sr Jerónimo, o patrão, lhe tinha colocado sobre o tampo o Comércio Poveiro, o seu predileto. Não precisava dar mais do que os bons dias. A Dona Eulália, já lhe estava a preparar a torrada com manteiga e o cafezinho.

_Hoje vai o queque?

Umas vezes dizia que sim, outras dizia que não. O queque era assim como que um capricho. O médico de família, o Dr Palha, andava a ralhar-lhe por causa do peso e por isso o senhor de idade, de vez em quando, continha-se no gosto pela gulodice.

Quem estava sempre à espera do senhor do cabelo cortado à escovinha com a bela barba branca de pai natal, era a neta do casal proprietário do Café Varzim. A menina Belinha. A Belinha tinha deixado de frequentar a escola no fim do segundo ano, porque tinha a vista muito cansada e o médico recomendara que não esforçasse os olhos para não perder a pouca vista que tinha.

A menina era muito silenciosa, mas o silêncio era aplicado no estudo que fazia sobre as pessoas, os acontecimentos do dia a dia e também na continuada observação do comportamento do gato que os pais lhe tinham, finalmente, oferecido depois de muitos pedidos. Ela não queria esquecer a leitura nem a escrita. Agora só a deixavam ocupar-se a ler uma hora por dia.

O senhor de idade, o senhor doutor, tinha sido precioso para os pais tomarem a decisão de oferecerem o Zende à filha. Tinha sido ele mesmo que, depois de ouvir no café as várias discussões entre os avós Jerónimo e  Eulália, tinha trazido o gatinho, membro de uma ninhada da gata Ofélia, a felina dengosa da sua vizinha do lado esquerdo, a vizinha que vinha todas as semanas dar-lhe um arranjo carinhoso à casa .

E do alto do seu estatuto de antigo professor cheio de prestígio entre antigos alunos, aconselhou aos pais da Belinha, darem esse prazer à filha que não ia à escola e por isso tinha perdido muitos amigos.

A Belinha, com o Zende no colo, esperava que o senhor doutor bebesse o café e comesse a torrada. Depois ela sabia que ia seguir-se o ritual. Primeiro ele ia tirar do bolso do colete um lápis e um afiador com o qual rolava uma ponta afiadíssima.

Abria o jornal e folheava assim com um ar meio distraído até à penúltima folha. Aí dobrava o jornal em dois e começavam a fazer as palavras cruzadas. A Belinha aproximava-se. Sentava-se na cadeira ao lado, com o gatinho no colo. Este ronronava.

O senhor de idade levantava o lápis e murmurava a primeira palavra a descobrir:

_ Morada, quatro letras_ e mordiscava o lábio.

A Belinha, com os olhos quase cerrados respondia:

_Casa!

O senhor doutor, deleitado, escrevia.

_Agora na vertical temos tulha, sete letras.

_Celeiro, alvitrava a Belinha.

O senhor doutor sorria. Os pais da menina tinham desistido de lhe dizer para ela não importunar o senhor de idade. Já tinham percebido que ele gostava de ensinar quanto podia à menina cujos olhos sofriam.

_Agora na segunda horizontal temos mulher, três letras.

_Ela, adiantava a Belinha.

_Muito bem. E escrevia a nova palavra com o lápis de serviço. E a palavra ela é um..

_ Pronome pessoal. Acrescentava a menina.

No fim da primavera, a Belinha fez dez anos.

O senhor doutor Valdemar trouxe um documento para os pais da Isabel Maria assinarem. Ele queria apresentá-la ao exame do quarto ano. Como aluna externa. E os pais, estupefactos, perceberam o trabalho que o senhor doutor e a menina faziam ao solucionar as palavras cruzadas do Comércio Poveiro. O senhor de idade era tio Avô da menina Tizinha.


Por opção do autor, este artigo respeita o AO90


 


Transferência Bancária

Nome: Quarto Poder Associação Cívica e Cultural
Banco: Montepio Geral
IBAN: PT50 0036 0039 9910 0321 080 93
SWIFT/BIC: MPIOPTPL

Pagamento de Serviços

Entidade: 21 312
Referência: 122 651 941
Valor: (desde €1)

Pagamento PayPal

Envie-nos o comprovativo para o seguinte endereço electrónico: [email protected]

Ao fazer o envio, indique o seu nome, número de contribuinte e morada, que oportunamente lhe enviaremos um recibo via e-mail.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

Exit Costa

- Publicidade -