Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Maio 25, 2022

Animal Político

Seção Especial de Justiça, 1975, realizado por Costa-Gavras.

Há uma diferença entre Justiça e Direito Judiciário.

A Justiça é um ideal divino. O Direito Judiciário é um campo de batalha onde as forças políticas e sociais se confrontam à sombra da lei.

Não se deve confundir Justiça e Direito Judiciário. Não se deve conferir aos juízes humanos uma aura de imparcialidade, esses precisam estar sob a vigilância da sociedade para não se arrogarem de deuses justiceiros tal como certo árbitro de Curitiba, o Führer da Lava-Jato.

Este filme de Costa-Gravas é mais do que atual, apesar de antigo, a História se repete, Seção Especial, mostra a criação de um tribunal de exceção e de uma lei penal de caráter retroativo (ex-tunc), nos anos 40, na França submetida ao jugo nazi-fascista.

Portanto, qualquer semelhança com um tribunal de exceção de Curitiba – PR, Brasil, que age sob a aprovação de um STF que permite o fim da presunção de inocência e a aprovação da prisão em 2ª instância, em pleno século 21, não será mera coincidência.

Por Animal Politico – YouTube  |  Texto em português do Brasil 

 

 

O caráter comunitário da filosofia de Aristóteles resulta das diversas formas de análise da política que o filósofo apresenta na articulação dos seguintes aspectos: a tese de que o ser humano é um animal político; o modo como esta é realizada na comunidade política, na qual o logos se manifesta como atividade discursiva compartilhada; o cultivo de determinadas virtudes ético-políticas presentes na convivência humana, sobretudo, a amizade; a autossuficiência do cidadão e o seu vínculo com a autarquia da comunidade política. A retomada de um moderno conceito de comunidade, na tentativa de reatualizar os princípios gerais do comunitarismo aristotélico, pode ser compatível com determinadas teses liberais, sobretudo a questão da liberdade (autonomia) individual e o fato do pluralismo ético e político nas sociedades modernas.

Aristóteles e o sentido político da comunidade ante o liberalismo

Cesar Augusto Ramos
Professor titular do Departamento de Filosofia da PUC-PR,
[email protected]

 

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -