Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Maio 30, 2024

Castro do Zambujal recebe financiamento para conservação e restauro

Joaquim Ribeiro
Joaquim Ribeiro
Jornalista

A intervenção será financiada por fundos comunitários. Contempla as componentes de conservação e restauro, paisagismo e museografia digital. De acordo com a autarquia, o grande objectivo aponta para a possibilidade de aumentar o número de visitas sem prejudicar o conjunto arqueológico, que é bastante sensível.

O projecto faz parte do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Comunidade Intermunicipal do Oeste e terá um custo total de cerca de 355 mil euros, suportado em 85 por cento pelo Programa Operacional Regional do Centro – Portugal 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia.

A Câmara Municipal anunciou ainda que já adquiriu os terrenos envolventes ao Castro do Zambujal e tem assegurado a limpeza da vegetação na zona monumental das ruínas, de modo a tornar mais visível o conjunto arqueológico.

Entretanto os trabalhos de investigação científica no local, dirigidos por Michael Kunst em parceria com o Instituto Arqueológico Alemão, vão prosseguindo em articulação com a Direção‐Geral do Património Cultural.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -