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Quarta-feira, Março 27, 2024

Como elaborar um plano de negócio

Nuno Militão, em Santarém
Nuno Militão, em Santarém
Licenciado em Gestão Comercial. Consultor/Formador de Gestão.

Parte II

Com este artigo damos continuidade a uma série dedicada à elaboração do plano de negócio. Pretende ser simples, formativo e abrangente.

Como elaborar um plano de negócio

Resumo da ideia e dos resultados previstos

Esta primeira fase é muito importante para não dizer crucial, pois as pessoas, empresas ou instituições que irá contactar para obter o seu apoio, o que estão interessadas em primeiro lugar é perceber quanto vale o seu negócio. Se não lhe conseguirmos explicar em poucas palavras quais os nossos produtos/serviços, qual a nossa vantagem competitiva, e sobretudo qual o lucro que espera obter, então dificilmente vão perder mais tempo a ler o resto do nosso Plano de Negócio.

Apesar de o resumo aparecer logo no início ele deverá ser escrito no final do plano, pois só no final terá uma ideia mais precisa do percurso que vamos seguir, das necessidades que possam surgir e dos resultados que esperamos obter.

Nesta fase, estes são os pontos que deverão estar bem definidos;

  • Qual o nome da empresa.
  • Qual a área de atividade;
  • Quem são os nossos clientes;
  • Como vamos abordar o mercado;
  • Qual a nossa vantagem competitiva;
  • Qual o investimento necessário;
  • Quias as fontes de financiamento;
  • Qual a previsão de vendas e lucros para os 3 primeiros anos;
  • Qual a rentabilidade do negócio e qual o retorno do investimento;
  • Quias as parcerias chave;
  • Qual a equipa de gestão por detrás do projeto.

Descrição do processo de negócio

Nesta fase o empreendedor descreve a sua ideia de negócio, esta deverá ser concisa, bem pensada e de fácil compreensão. Deverá também de descrever em pormenor as características do produto/serviço que vai vender e porque é que os seus produtos/ serviços se diferenciam da concorrência. Terá de ter em conta se existe alguma patente ou licença especial e qual será a segmentação e o posicionamento dos produtos/serviços.

Qual o seu produto/serviço principal? Descreva detalhadamente o produto ou serviço a ser vendido.
Qual a sua proposta de valor única? Descreva a sua proposta de valor e mencione porque é que se diferencia da concorrência.
Qual a sua vantagem competitiva? Mencione as vantagens do produto/serviço face à concorrência, algumas dessas características são o preço, o prazo de entrega, a qualidade, as funcionalidades ou a flexibilidade de adaptação às necessidades dos clientes.
Como é que o seu produto/serviço irá atender às necessidades dos seus clientes? É uma necessidade latente, ou uma procura criada pelo próprio produto através de uma bem conseguida estratégia de marketing.

Análise do mercado e da concorrência

A análise de mercado é essencial e consiste na identificação do nosso público-alvo (segmentação). Numa primeira fase deveremos identificar e caracterizar os nossos concorrentes (que atuam no mesmo ramo e que buscam satisfazer as necessidades dos seus clientes) não só os atuais como também os potenciais. De seguida deverá dizer qual a razão pela qual o seu produto/serviço terá sucesso naquele mercado e como se irá diferenciar da concorrência, ou seja, qual vai ser a sua vantagem competitiva. Será o preço? Será a qualidade? ou outras variáveis relevantes?

Nos dias de hoje os negócios para serem bem-sucedidos, terão de ter a sua principal preocupação o cliente, e mais importante na satisfação das suas necessidades. Torna-se assim fundamental identificar e conhecer os clientes alvos de uma organização para que esta possa adequar a sua estratégia de mercado.

Estudo dos Clientes

(identificação do nosso público-alvo)

Nesta fase é fundamental que identifique o perfil dos futuros clientes, procure descobrir quais são as pessoas que irão comprar/procurar pelos seus produtos/serviços. Tente recolher a máxima informação possível a respeito deste mercado e procure conhecer o que influência a decisão de compra dos futuros clientes na decisão de compra.

  • Qualidade;
  • Preço;
  • Fácil acesso;
  • Garantia produto;
  • Pós-venda;
  • Condições pagamento;
  • Atendimento;
  • Embalagem.

O cliente não é apenas quem vai comprar, o cliente é quem está na base da decisão da compra.

Concorrentes

Outra vertente da análise do ambiente funcional é a análise dos atuais e dos potenciais concorrente da empresa. Para uma análise da concorrência deverá identificar:

  • Quem são os seus concorrentes diretos (aqueles que tem como público-alvo o mesmo segmento da sua empresa;
  • Quais os bens/serviços oferecidos pela sua concorrência;
  • Quais os preços praticados;
  • Qual o valor da quota de mercado;
  • Quais as suas estratégias de marketing;
  • Quais os seus pontos fortes e fracos.

 


Por opção do autor, este artigo respeita o AO90


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