Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Como ser bem sucedido nos negócios

Nuno Militão, em Santarém
Nuno Militão, em Santarém
Licenciado em Gestão Comercial. Consultor/Formador de Gestão.

Todas as empresas bem-sucedidas vendem, em última análise, aquilo que tem para propor aos seus clientes. O processo de venda tem início com um potencial cliente e termina com um cliente pagante, se não existir vendas não existe negócio.

Para ter uma empresa rentável e como empresário obter sucesso empresarial  não necessita  ter nenhum Mestrado, nem um MBA em Gestão, nem tão pouco uma Licenciatura numa Universidade de referência, apenas precisa de de ter presente que qualquer empresa bem sucedida, cria ou fornece algo de valor que os outros querem ou de que necessitam, a um preço que os clientes estejam dispostos a pagar, de uma forma que satisfaça as necessidades e expectativas e que gere lucro suficiente para valer a pena  continuar de portas abertas.

Em termos gerais uma empresa é um “Processo Repetitivel que…”:

  • Cria e fornece algo de valor…..
  • De algo que os os clientes querem ou de que precisam…
  • A um preço que os clientes estejam dispostos a pagar…

De uma forma que satisfaça as necessidades e as expectativas dos clientes…:

  • De tal modo que a empresa faça um lucro suficientemente grande para valer a pena os seus proprietários mantê-la em atividade.

O valor  não pode ser criado sem se compreender o que os clientes querem (pesquisa de mercado). Atrair clientes implica em primeira instância captar-lhes a atenção e de seguida despertar-lhes a atenção (Marketing). Para concluir uma venda, os clientes tem de confiar na nossa capacidade de cumprirmos o que prometemos (Fornecimento de Valor). Já a satisfação dos clientes está intrinsecamente relacionada com a superação das suas expectativas (Serviço ao Cliente). O lucro existe quando a entrada de dinheiro e maior do que aquele que é gasto (finanças).

Todas as empresas bem-sucedidas vendem, em última análise, aquilo que tem para propor aos seus clientes. O processo de venda tem início com um potencial cliente e termina com um cliente pagante, se não existir vendas não existe negócio.

As melhores e mais bem sucedidas empresas do Mundo, conquistam a confiança dos seus clientes-alvo e ajudam-nos a a compreender por que razão vale a pena pagar por aquilo que a empresa vende. Ninguém gosta de tomar más decisões, nem deseja que se aproveitem de si, pelo que as vendas consistem, fundamentalmente em ajudar o potencial cliente a compreender o que é importante e a convence-lo de que somos capazes de lhe fornecer aquilo que lhe prometemos. O processo de venda termina com um novo cliente entusiasmado e mais dinheiro nos cofres da empresa.


Por opção do autor, este artigo respeita o AO90


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -