Quinzenal
Director

Independente
João de Sousa

Terça-feira, Julho 1, 2025

EUA: cubanos da Flórida contra visita de Obama

LittleHavanOct06CafeteriaArtNem todos os norte-americanos partilham do optimismo de Barack Obama,  presidente dos EUA que se encontra em Cuba numa visita oficial já considerada histórica.

A “pequena Havana” de Miami, cidade do estado da Florida que concentra muitos exilados cubanos, é um exemplo de pessoas contra a corrente. A CBS News revelou os testemunhos de vários habitantes, que chegam a classificar de “traição” a visita presidencial à ilha.

Durante uma manifestação na passada Segunda-Feira, no Café Versailles, chamado de “ground zero” dos protestos anti-Castro, cartazes a chamar Barack Obama de “miserável”, “traidor” e “castrista”, enfeitavam um rolo compressor gigante que passava por cima de máscaras com o rosto do presidente norte-americano.

Emilio Izquierdo, um cidadão de 76 anos que esteve preso dois anos em Cuba antes de fugir em 1980, lamenta pelo presidente. “Estou mesmo zangado”, confessou. Laura Viniello, de 69 anos, fugiu ao regime comunista cubano em criança e classificou Obama de “vendido: os cubanos ficaram de fora”, acusou.

Já Abelardo Rivera, um empresário de 49 anos cuja família fugiu da ilha quando ele tinha apenas um ano de idade, está mais optimista e deseja fazer negócios na sua Cuba natal: “isto é bom. Vai melhorar tudo”.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -