Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Abril 20, 2024

Furacão ‘Joaquin’ chega a Portugal no fim-de-semana

Furacão 'Joaquin'

O furação ‘Joaquin’, que atingiu as Bahamas e os Estados Unidos nos últimos dias, deverá chegar a Portugal neste fim-de-semana, mas já com menor intensidade. Sob a forma de uma tempestade tropical, o ex-furacão, que foi considerado o mais forte da temporada no Atlântico, perdeu a sua força e estão afastados os piores cenários para o continente e ilhas.

Num comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) esclarece que os efeitos do ex-furacão começarão a ser sentidos na tarde de sábado, dia 10, com a ocorrência de períodos de chuva e de vento moderado a forte. O sul do território será a primeira região a ser atingida, estendendo-se depois ao norte, com rajadas até 70 quilómetros por hora no litoral e terras altas. Prevê-se ainda um aumento da agitação marítima, com ondas que poderão atingir os 4,5 metros na costa ocidental, em especial a norte do cabo Raso.

Para domingo, os meteorologistas prevêem um agravamento da situação, mantendo-se a precipitação e o vento, e incluindo a possibilidade de trovoada, principalmente no norte do país. O mau tempo continuará no início da próxima semana, com chuva em todo o país.

O IPMA reforça ainda que a passagem desta depressão pós-tropical deverá resultar em condições meteorológicas de menor intensidade do que as registadas, por exemplo, nos passados dias 15 e 16 de Setembro (ex-furacão Henri) ou nos dias 4 e 5 de Outubro.

Apesar de ter perdido a intensidade no Atlântico, o Joaquin chegou à categoria 4, numa escala de 5, e causou danos em habitações e uma centena de deslocados em várias ilhas das Bahamas.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -