Diário
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Julho 15, 2024

Festival InShadow: Vencedores

InShadowForam divulgados os vencedores do InShadow 2015, 7º Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias, que decorreu entre 26 de Novembro e 6 de Dezembro em Lisboa. Considerada pela organização a edição mais concorrida de sempre, foram 350 candidaturas no género vídeo-dança e documentário, vindas de 26 países, 57 das quais foram seleccionadas para a fase final e 10 premiadas.

Na Competição Vídeo-Dança, o Júri Oficial escolheu OffGround, de Boudewijn Koole, da Holanda, como o Melhor Filme, Melhor Interpretação e Melhor Coreografia. A Menção Honrosa foi repartida ex-aequo para An African Walk In The Land Of China, de Pierre Larauza & Emmanuelle Vicent (dupla belga e francesa) e Little Dreams, de Wilkie Branson, do Reino Unido.

O Júri Escolas elegeu Melhor Realizador Português Joana Rodrigues, por Synchronism. O Melhor Filme Internacional foi para OffGround, de Boudewijn Koole e o (Novo) Melhor Minuto Vídeo-Dança foi atribuído ao holandês Michiel Vaanhold, pela obra Hang On – Carry On. O Júri Público elegeu como Melhor Filme do Público Longing to Fly/Longing to Fall, de Erika Janunger, da Suécia. Já o Júri Vo’Arte escolheu como Melhor Filme Português Deriva, de Aurélio Vasques e Bernardo Sassetti. O Júri Infantil premiou Marina Palácio com o galardão de Melhor Filme de Animação pela obra Raquel Silvestre, a Pastora.

Na competição de documentário, o respectivo Júri premiou Andreas Soderberg & Bjorn Eriksson, da Suécia, pelo documentário The Choreographer Mats Ek. A Menção Honrosa foi atribuída a Hilla Medalia (Israel) por Dancing In Jaffa.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -