Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Fevereiro 25, 2024

Mau tempo e temperaturas baixas em Portugal

Mau tempo e temperaturas baixas em Portugal

Segundo as previsões meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), “hoje as temperaturas vão continuar a ser baixas em muitas regiões do país e a precipitação vai manter-se no litoral oeste sendo por vezes de granizo”

Os alertas laranja e vermelho estão previstos para muitos distritos do país, uma vez que para domingo estão previstas queda de neve no interior de Portugal e geada. Situação que torna intransitável algumas estradas do interior, nomeadamente as que se situam em regiões montanhosas.

A queda de neve vai continuar hoje nos locais acima de 400 metros, e vai subindo a 600 a 800 metros ao longo do dia. Esta situação faz com que a Protecção Civil e os bombeiros estejam em alerta em quase todo o país.

Amanhã, “a situação melhora, a quantidade de precipitação é inferior, com aguaceiros fracos especialmente no litoral oeste, com tendência a diminuir a partir do final da manhã” e a neve vai limitando a sua presença a altitudes mais elevadas, explicou Ricardo Tavares do IPMA.

O vento, que hoje será moderado a forte no litoral, até 90 metros, e nas terras altas até 110 metros, no domingo deverá apresentar rajadas até 80 metros e 95 metros nas terras altas.

O meteorologista Ricardo Tavares chamou a atenção para “a possibilidade de formação de gelo ou geada no interior já que as temperaturas vão continuar baixas, embora no domingo as previsões apontem para uma pequena subida, tanto das mínimas como das máximas”.

A realidade atmosférica actual no interior Norte e Centro regista temperaturas próximas dos zero graus, o que se pode agravar ainda mais para o final do dia.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -