Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024

Queijo da Serra em destaque em Oliveira do Hospital

queijo
Oliveira do Hospital promove, entre os dias 5 e 6 de Março, a Festa do Queijo da Serra da Estrela, que conta já com 25 anos de existência. Além dos mais de 200 expositores que apresentam ao público produtos da região, gastronomia e artesanato, decorrerão ainda provas de vinho do Dão, tosquias, fabrico do queijo ao vivo, exposição animal e show cooking.

O certame inicia-se dia 5 com a animação de rua, que estará a cargo da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira, às 9h, e uma hora depois a mesma Fanfarra termina a sua actuação no recinto das festas.

Às 10h, é a vez da abertura oficial da Feira, seguindo-se, até às 12h, o Concurso Regional de Ovinos Serra da Estrela com apreciação de um júri. Em paralelo serão mostrados vários exemplares de cães raça Serra da Estrela.

Às 15h, as Confrarias visitarão o evento, e uma hora depois serão entregues os prémios do Concurso de Ovinos. As Confrarias desfilam pelo recinto da Festa às 17h e, meia hora depois, decorre o XXVII Capítulo da Confraria do Queijo da Serra da Estrela, com a entronização de novos confrades, e a cerimónia protocolar onde a Confraria ficará geminada com a Confraria do Queijo Idiazabal (do País Basco), na Casa da Cultura César Oliveira.

Às 20h será o banquete da Confraria na Pousada do Convento do Desagravo e às 20h30 actua o grupo Função Públika na Avenida Dr. Carlos Campos.

Ao longo deste dia, actuarão pelas ruas de Oliveira do Hospital o Grupo de Concertinas do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital, o Grupo de Concertinas Montes Hermínios, a Tuna Cantares de Avô, o Grupo de Cantares Tradicionais As Cotovias do Alvoco, o Grupo Taboeira e as Pifaradas dos Pastores de Álvaro Pessoa. Estes grupos actuarão ainda no Palco 1, entre as 10h30 e as 17h30.

Festa-Queijo-Serra-EstrelaNo Mercado Municipal, ainda dia 5, serão abertos dois concursos, às 10h: o Concurso Regional de Ovinos Serra da Estrela e o Concurso “O Melhor da Ovelha Serra da Estrela – Queijo DOP e Requeijão DOP” e a abertura do Concurso A Maior Abóbora.

Ao longo da manhã e da tarde, decorrerá ainda a actuação do Grupo de Concertinas Montes Hermínios, do Grupo de Cantares Tradicionais As Cotovias do Alvoco, da Banda Filarmónica Fidelidade de Aldeia das Dez, do Grupo Taboeira, da Pifaradas dos Pastores de Álvaro Pessoa, do Grupo Concertinas do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital e da Tuna Cantares de Avô.

Em paralelo, mas na Tenda de Eventos, inicia-se o Concurso Gastronómico sobre o Queijo Serra da Estrela às 9h, e uma hora depois, um workshop de iniciação ao tricot onde o enfoque é a lã da ovelha Bordaleira. Entre as 10h e as 13h decorre a Escolinha do Queijo para crianças (repete às 14h) e às 11h é a vez de um show cooking com o chef Manuel André e a participação dos alunos do Curso Profissional de Restauração, variante Cozinha e Pastelaria da AEOH (Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital).

Pelas 14h o júri do Concurso Gastronómico apreciará os pratos a concurso e às 14h30 decorre o 1º Encontro Nacional de Tricotadeiras. Às 15h30 é feita uma demonstração do ciclo da lã da ovelha Bordaleira e às 17h30 repete-se o show cooking. Uma hora depois, serão entregues os prémios do Concurso de Gastronomia com Queijo da Serra da Estrela. Às 19h é eleita A Maior Abóbora.

Dia 6, o Recinto da Festa apresenta, além dos expositores (queijos, enchidos, mel, doces, licores, azeite, artesanato, mostra de ovelhas Serra da Estrela e jogos tradicionais) o fabrico artesanal ao vivo do Queijo Serra da Estrela DOP às 15h30.

Às 16h, é a vez da tosquia, ao vivo, das ovelhas Serra da Estrela. A festa encerra às 20h com a degustação do requeijão da região acompanhado de doce de abóbora.

A animação de rua estará a cargo da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, de manhã, e ao longo do dia do Grupo de Bombos Pedra e Racha, Grupo de Cantares da Casa do Povo de Nogueira do Cravo, Grupo de Concertinas Sons e Tradições do Alva, Grupo de Concertinas Sons da Serra, Rancho Folclórico da Associação Progressiva de Santo António do Alva, Grupo Taboeira e Grupo de Gaiteiros Tradicionais Os Carriços.

Em paralelo, no Palco 1, de manhã é confeccionado o doce de abóbora típico da região com a ajuda dos alunos do Curso Profissional de Restauração, variante Cozinha e Pastelaria. Da parte da tarde, tentar-se-á fabricar o maior requeijão da Serra da Estrela do mundo, com as queijeiras do concelho e os alunos do Curso Profissional de Restauração, variante Cozinha e Pastelaria.

Na Tenda de Eventos, decorre, às 10h30, a Oficina de Cozinha para Crianças com a chef Cristina Manso Preto e a colaboração dos alunos do Curso Profissional de Restauração, variante Cozinha e Pastelaria da AEOH (Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital). Regressa às 10h30 (com repetição às 14h) a Escolinha do Queijo para as crianças e às 14h30 decorre um show cooking com a participação do chef Pedro Sousa e a colaboração dos alunos do Curso Profissional de Restauração, variante Cozinha e Pastelaria da AEO.

Às 15h30 é feita uma demonstração do ciclo do queijo e do requeijão da Serra da Estrela, e uma hora depois repete-se o show cooking, desta vez com a chef Cristina Manso Preto. O último show cooking do dia será às 17h30, com o chef Casimiro do Restaurante L’Artista e a colaboração dos alunos do Curso Profissional de Restauração, variante Cozinha e Pastelaria da AEOH.

No Palco 2, é a vez da música ao longo do dia, com a actuação do Grupo Taboeira (10h30), Grupo de Cantares da Casa do Povo de Nogueira do Cravo (11h30), Grupo de Concertinas Sons e Tradições do Alva (12h30), Rancho Folclórico da Associação Progressiva de Santo António do Alva (15h).

A entrega dos prémios do concurso O Melhor da Ovelha Serra da Estrela – Queijo DOP e Requeijão DOP dá-se às 16h e às 18h30 decorrerá um desfile de Moda Burel.

No Mercado Municipal, actuarão o Grupo de Concertinas Sons e Tradições do Alva (10h e 11h30), o Grupo de Cantares da Casa do Povo de Nogueira do Cravo (10h30), o Grupo Taboeira (12h30 e 15h), o Grupo de Gaiteiros Tradicionais Os Carriços (13h30 e 18h) e o Grupo de Concertinas Sons da Serra (14h e 17h).

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -