Diário
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Julho 4, 2022

Monumentos de Sintra chamam por si

Os Parques e Monumentos de Sintra oferecem múltiplas actividades familiares para este mês de Novembro. Fique a par e marque já na agenda… as crianças vão gostar! 

O mau tempo está a chegar. Pelo menos, há muito que no nosso imaginário outono é sinónimo de frio,  das primeiras chuvas, do chão coberto com uma suave camada de folhas, com toda a sua beleza e cores outonais… amarelo, castanho, claro e escuro, dourado, e claro, todos os gradientes de vermelho! Que bom! E bonito.

É certo que a vontade de ficar em casa, com mantinhas no sofá a ver televisão, ler ou ouvir música é deveras tentadora. Mas o tempo ainda não está a lembrar o outono. Há sol, sente-se o calor na rua… e como chama por nós.

Se lhe fizermos a vontade,passamos o tempo todo a passear, de um lado para o outro, ir a locais que nos fazem sentir bem. Bem connosco e com os outros.

Sintra é Sintra

Para mim, um desses locais é Sintra. Sintra é Sintra. Não há, nem pode haver, nada melhor.

Creio mesmo que nunca me irei fartar de Sintra. E penso mesmo que Sintra também não se esquece de nós. Só o simples facto de existir e permanecer bela é suficiente para merecer a nossa visita. Sim, é certo que também nos sabe receber.

Novembro não é excepção. Os parque e os monumentos de Sintra preparam para este mês várias actividades que nos vão encher de alegrias e ao mesmo tempo a prepararmo-nos para Dezembro, que é como quem diz, Natal!

Actividades familiares

São adequadas para todas as idades, para todos os gostos, diferentes tipo de mobilidade, famílias grandes ou pouco numerosas e com de diferentes preços. Entre as actividades disponíveis estão jogos de pista, concerto de Natal para bebés, passeios de burro, cavalo, póneis ou de charrete, documentários, workshops, exposições… é só escolher e desfrutar em família.

Entre todas as actividades planeadas para os espaços de Sintra, destacam-se:

  • Sentir o património – Descobrir o Parque de Monserrate através das sensações. Actividade especialmente direccionada para pessoas invisuais ou com baixa visão. É, via tacto, audição e olfacto que estes visitantes conhecerão, por entre ruínas românticas e cascatas, Sintra.

Sábado, 19 de Novembro às 10h30, Parque de Monserrate.

  • Jardim de Monserrate sem barreiras. Estas visitas estão direccionadas para pessoas com mobilidade condicionada. Poderão percorrer os jardins com autonomia, através de um equipamento que quebra a barreira de inclinação, facilitando deste modo a mobilidade de cadeiras de rodas manuais.

Sábado, 19 de Novembro às 11h00, Parque de Monserrate.

  • Património em gestos. As visitas aos jardins e palácio de Monserrate vão ter interpretação em língua gestual portuguesa. São visitas direccionadas para visitantes surdos, mas abertas a todos os interessados.

Sábado, 19 de Novembro às 14h30, Parque de Monserrate.

 

Para preparar o Natal

As actividades disponíveis nos parques e monumentos de Sintra, nem todas são para passeios… Quem esteja já a pensar nos presentes de Natal, que goste de colocar um toque pessoal nas suas ofertas, também tem actividades por onde escolher:

  • Chás e infusões. Sessão de formação teórico-prática para quem queira aprender os melhores métodos de secagem e preparação de chás e infusões caseiras.

Sábado, 26 de Novembro às 10h30, Quintinha de Monserrate.

  • Workshop de sabonetes naturais. Workshop onde pode aprender a fazer sabonetes vegetais, com plantas aromáticas e medicinais, e especiarias através de um processo a frio.

Sábado, 26 de Novembro às 14h00, Quintinha de Monserrate.

Todas estas actividades e muitas outras estão à sua espera! Descubra-as em Sintra, Monserrate, Mafra e Queluz. Um mês de Novembro cheio, mesmo ao sair da porta.

Para quem está longe, ou não tem possibilidade de se deslocar, aqui ficam algumas imagens para ver, onde, quando e sempre que quiser. Sintra também pode ser onde estamos. Aproveite.

Passeios

Exposições, documentários, contertos e afins

Informações adicionais

Pode encontrar mais informação sobre as diferentes propostas, assim como datas, horários, preços e locais em:

Crédito das fotografias: PSML / Carlos Sá / Emigus / Jonas Tavares / Wilson Pereira / Susana Morais / Carla Vinagre / Rita Alves / Diogo Rodrigues / Bruno Barata

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

A impostora

Titãs cantam: “Comida”

Além Tejo (1)

- Publicidade -