Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Outubro 17, 2021

MpD vence eleições em Cabo Verde

MpD vence eleiçõesOs mais de 350 mil eleitores caboverdianos já decidiram e deram a vitória ao Movimento para a Democracia liderado por Ulisses Correia da Silva. Quando estavam apurados os resultados em  90% das mesas destas legislativas de domingo, o MpD recolhia 53% dos votos contra 37% do PAICV liderado por Janira Opffer Almada.

Mais uma vez, as sondagens falharam. Durante a campanha os estudos de opinião apontavam para o empate entre os dois partidos (PAICV e MpD) o que daria uma importância especial ao terceiro partido mais votado, o UCID de António Monteiro.

MpD-Ulisses Correia da SilvaEsta consulta eleitoral elege 72 deputados para a Assembleia Nacional e determina a formação do governo. Com a eleição do MpD, que pelos resultados obtidos terá maioria parlamentar, os caboverdianos passam a contar como primeiro-ministro, Ulisses Correia da Silva que já presidiu à Câmara da cidade da Praia e que estudou Gestão de Empresas no Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa.

Entretanto a presidente do PAICV assumiu “a responsabilidade desta derrota” e anunciou que irá, nos próximos dias, convocar o Conselho Nacional do PAICV para analisar os resultados, garantindo ainda que agora, na oposição, fará uma “oposição construtiva”.

Este é o ano de muitas decisões em Cabo Verde já que decorrerão ainda as eleições autárquicas e presidenciais, estas lá mais para Setembro.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -