Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Julho 19, 2024

Mulheres de Argélia nos seus Aposentos, Eugène Delacroix

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

“Mulheres de Argélia nos seus Aposentos” de Eugène Delacroix, um importante pintor francês do Romantismo.Pintor que personifica o Romantismo, detestava Ingres pelo classicismo da sua pintura e toda aquela beleza tradicional.

A sua viagem a Marrocos mudou completamente a sua noção criativa. Aquela luz acertou-lhe em cheio e, paradoxalmente, as sombras apareceram com a necessidade de fazer refulgir uma nova realidade.

Os impressionistas recorreram amiúde e entusiasmados à sua obra, que respeitaram tanto, a esta técnica que os ajudou a uma outra compreensão da pincelada fugidia e de movimento.

Eugène Delacroix 1798-1863

Ferdinand Victor Eugène Delacroix nasceu Saint Maurice. Teve educação refinada e veio de família abastada. Estudou no atelier de Pierre Guérin. Ingressou depois na Escola de Belas Artes, onde teve influência de pintores como Rubens e dos clássicos italianos.

Eugène Delacroix manteve contatos com poetas franceses, especialmente, Baudelaire. Viajou pela Inglaterra, Marrocos, Argélia, e Espanha, onde colheu dados para incrementar a temática de seus quadros.

O estilo de Delacroix é permeado por um cromatismo luminoso com forte influência dos impressionistas, embora seja considerado pintor romântico.

Algumas pessoas viram no artista um grande talento como o de Rubens e as semelhanças a Michelangelo.

Delacroix se interessou também pelos temas políticos do momento. Sentindo-se um pouco culpado pela sua pouca participação nos acontecimentos do país, pintou A Liberdade Guiando o Povo (1830), um quadro que o estado adquiriu e que foi exibido poucas vezes, por ter sido considerado excessivamente panfletário.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -