Quinzenal
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Maio 11, 2025

Município de Reguengos de Monsaraz entrega 70 hortas urbanas

Horta-Alface

Foram entregues gratuitamente no dia 20 de Março, mais 37 parcelas de terreno à população. São já, ao todo, 70 espaços para cultivo, cada um com 30 metros quadrados, cedidos gratuitamente no âmbito do projeto Hortas Urbanas do Município de Reguengos de Monsaraz.

No ano passado, nos meses de Maio e de Julho, a autarquia atribuiu um total de 33 parcelas de terreno, localizadas próximo da antiga estação de caminho-de-ferro.

Esta é a terceira fase do projeto comunitário, onde foram efectuadas obras de requalificação do espaço e a criação de três parcelas preparadas para pessoas com mobilidade reduzida, criados pontos de água individuais, restando apenas quatro para novos interessados, entre as quais, os três terrenos destinados a pessoas com mobilidade condicionada.

Os interessados em receber uma parcela de terreno têm de ser maiores de idade e residentes no concelho de Reguengos de Monsaraz.

Este equipamento comunitário tem “uma importante componente social, pois complementa fontes de subsistência alimentar aos beneficiários e reforça o apoio a famílias carenciadas, desenvolve hábitos alimentares saudáveis, promove a sensibilização ambiental e social da comunidade e o desenvolvimento de práticas agrícolas sustentáveis”, explicou o município alentejano.

O município de Reguengos promove ainda, junto dos utilizadores das parcelas agrícolas, a necessária sensibilização para a utilização da compostagem e sobre os resíduos orgânicos e a sua importância para a melhoria da fertilidade do solo.

O projecto Hortas Urbanas consiste na concessão de parcelas de terreno para plantação de produtos agrícolas pela população do concelho. Os beneficiários podem utilizar livremente os terrenos para semear produtos hortícolas, flores de corte e plantas aromáticas, medicinais e condimentares.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -