Diário
Director

Independente
João de Sousa

Terça-feira, Janeiro 18, 2022

Os Melhores de 2015 |… e mesmo de 2016!

anomalisa

 

Os melhores filmes que vimos (não estreados)

Ou os mais aguardados de 2016

É claro que esta é a altura de todas as listas, mas já avisamos que isso não significa que partilhemos de um gosto mais ou menos assente. É o caso, e não por exemplo de filmes que foram demasiado notabilizados e com os quais não mantemos uma ligação privilegiada. São os casos de Mad Max: Estrada da Fúria, um blockbuster vistoso mas que só com muita condescendência poderemos imaginar por parte de George Miller a tal componente mais cinéfila que tantos críticos eméritos encontraram; o mesmo diria de Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância), o grande vencedor dos últimos Óscares, cujo enlevo pretendido por Iñárritu não nos tocou. Curiosamente, um realizador que nos oferece um novo candidato, esse sim bem mais vigoroso, Revenant: O Renascido (já aqui abordado). Ou mesmo Carol, de Todd Haynes, preferido de muitos críticos, mas que não chega a alcançar o grau de emoção de Longe do Paraíso, um filme igualmente imbuído de suprema elegância e até de um amor proibido, mas que nos deixa as marcas que Carol não consegue.

Enfim, filmes e gostos são (e devem ser) variados, quanto mais não seja para fomentar uma discussão mais variada.

Enjoy e deixem aqui a vossa opinião e escolhas pessoais dos vossos filmes do ano.

carol10º. Carol

A estrema elegância de Todd Haynes para enquadrar a história de amor sáfico na América dos anos 50, com uma mulher casa e uma assistente num grande armazém. Com Cate Blanchett e Rooney Mara. Um dos preferidos de muitos críticos, mas que não nos chega a impressionar tanto como Longe do Paraíso.

Carol, Trailer

straight outta compton9º. Straight Outta Compton

A história do ritmo hip-hop, tal como nasceu nas ruas entre o final dos anos 80 e início de 90, com a música da malta do bairro e os devidos protagonistas Ice Cube, Dr. Dre, Eazy, os NWA numa excelente reconstituição de época e de personalidades.

Straight Outta Compton,   Trailer

the assassin8º. The Assassin

O cinema de artes marciais tratado com o máximo respeito por Hou Hsiao-Hsien, num rigorosíssimo trabalho de realização, o melhor que vimos há muito tempo. Algures entre o sonho, a pura admiração visual e o assombroso ponto de vista da assassina.

The Assassin, Trailer

spotlight7º. O Caso Spotlight

As relações proibidas entre o clero e inúmeros jovens na região de Boston acabam por motivar uma investigação que vem a revelar um escândalo de proporções globais. O cinema feito investigação com Michael Keaton, Mark Ruffalo e Rachel MacAdams.

O Caso Spotlight, Trailer

El_club6º. El Club

O chileno Pablo Larraín avalia com acutilante sabedoria as relações perigosas dos padres suspeitos de crimes de carnes e enviados para locais de reclusão. Um campeão de festivais que tarda em estrear no nosso país. Para ver em parceria com O Caso Spolight.

El Club, Trailer

Com Revenant: O Renascido Leonardo DiCaprio tem o Óscar assegurado5º. Revenant: O Renascido

DiCaprio é atirado para esta força da natureza recriada por Iñárritu, num cinema que leva ao extremo o sentido de aventura, sobrevivência e sentimento de vingança. Um western vigoroso que entra de imediato para a história. O Óscar para DiCaprio!

Revenant: O Renascido, Trailer

Brooklyn4º. Brooklyn

Uma bela surpresa premiada em Sundance que beneficia da história de Nick Hornby e da presença de Saoirse Ronan. O destino de uma emigrante irlandesa em Nova Iorque, mas que acaba por viver a dúvida de uma forma muito singela. Um cinema sereno e tocante.

Brooklin, Trailer

The Lobster, deYorgos Lanthimos3º. The Lobster 

O grego Yorgos Lanthimos fê-lo de novo. O autor do inovador Dogtooth sugere agora um local onde a procura do romance é um desafio em estilo reality show para os utentes de um hotel. Quem não o conseguir transformar-se-á em animal. Mesmo em inglês, um dos melhores de Cannes este ano.

The Lobster, Trailer

 son of saul2º. Son of Saul

Uma visita às catacumbas de Auschwitz e ao olhar do Sonderkommando forçado a trabalhar como operário nesta fábrica de matar. Ao procurar a redenção pela vontade de enterrar aquele que afirma ser o seu filho traça a linha para a humanidade. Mas nós sofremos muito.

Son of Saul, Trailer

anomalisa1º. Anomalisa

Uma animação em stop motion que nos dá o maior pedaço de realidade que vimos este ano na tela do cinema. A descoberta da singularidade num mundo sem dissemelhanças. Só mesmo algo saído da cabeça de Charlie Kaufman. O mais aguardado do ano!

Anomalisa, Trailer

 

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -