Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Abril 19, 2024

“90 segundos de ciência”

90 segundos de ciência

O Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA) e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH NOVA), ambos da Universidade Nova de Lisboa, e a Antena 1, com o apoio da Novartis, criaram o programa nacional “90 segundos de ciência”, que terá a primeira emissão no dia 21 de Novembro, pelas 18h58.

A iniciativa, pioneira no país, tem como objectivo “dar a conhecer a ciência que se faz em Portugal, contribuindo para o aumento da literacia científica da população”, afirma Cláudio M. Soares, director do ITQB NOVA. “As duas instituições já promovem conjuntamente o Mestrado em Comunicação de Ciência, do qual nasceu a ideia da criação deste programa”, acrescenta Francisco Caramelo, director da FCSH NOVA.

Horários do programa

O projecto de comunicação de ciência inclui um programa diário, emitido na Antena 1, pelas 18h58, e repetido no dia seguinte de manhã, de Segunda a Sexta-feira, de 21 de Novembro de 2016 a 21 de Novembro de 2017, com um total de 261 edições. Após a emissão, os programas estarão disponíveis na internet, em “90 segundos de ciência“, com mais material multimédia sobre cada um dos projectos e investigadores.

Os episódios contam com entrevistas a cientistas portugueses, especialistas em diferentes áreas, e vão apresentar trabalhos científicos que estão a ser realizados em várias universidades e centros de investigação, tanto em Portugal como no estrangeiro.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -