Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Novembro 27, 2021

Quem é Karol Cariola, a parlamentar mais votada no Chile?

Ana Prestes, São Paulo
Socióloga. Cientista política. Mestre e doutora em Ciência Política (UFMG). Atualmente está em fase de pesquisa de pós-doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros (USP) e de doutorado no programa de pós-graduação em História na UnB. É analista internacional. Professora voluntária do Decanato de Extensão da UnB. Trabalha na Câmara dos Deputados e é pesquisadora da história da participação política das mulheres no Brasil.

A jovem comunista Karol Cariola foi eleita deputada federal do Chile, alcançando a maior votação entre os candidatos.

No dia 21 de novembro, Karol Cariola foi eleita deputada federal do Chile pelo Partido Comunista, conquistando o maior número de votos entre os candidatos da eleição. Karol é obstetra e ginecologista e foi destacada liderança estudantil nos anos 2000, durante sua graduação.

Karol também foi a segunda mulher a liderar as Juventudes Comunistas do Chile (JJCC) e possui grande protagonismo em seu distrito, o Distrito 9. O apoio recebido nessas eleições é fruto de um trabalho de base enraizado na região, liderando, inclusive, mobilizações para ajuda das vítimas de terremotos que atingiram o Chile.


Texto em português do Brasil

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -