Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Abril 28, 2024

Há método nesta loucura?

José Sócrates
José Sócrates
Antigo Primeiro Ministro.

Ponhamos em suspenso, ainda que por um instante, as revelações sobre o comportamento do Ministro da justiça enquanto juiz– afinal, não se dispara sobre uma ambulância. O momento em que alguém luta ainda pela sobrevivência política é tão confrangedor que instintivamente nos suscita um compassivo silêncio. Silêncio ainda diante da morte de João Gilberto, que a minha geração admirava profundamente e sobre a qual o Presidente da República do Brasil não foi capaz de dizer senão isto – “era uma pessoa conhecida. ok? “. Silêncio, de novo. A delicadeza parece ter desaparecido do Brasil e a política entrega-se a uma brutalidade diária que assusta e fere, como me feriu este comentário sobre João Gilberto. Vejo para aí espalhada a pergunta – há método nesta loucura?

Primeiro, o inimigo. A violência política dispensa o adversário e constrói o inimigo – é ele que dá identidade ao grupo e sentido à ação. Não precisa de governação esclarecida ou de se ocupar de temas áridos como a economia, o emprego, ou os temas do desenvolvimento. Não exige medidas, nem programa – toda a política se resume ao combate e à agressão. A história universal está cheia destes inimigos construídos politicamente. Na Europa já foi o herético, já foi o judeu, já foi o estrangeiro. Agora vira-se para o migrante. No Brasil, o inimigo já foi o comunista, já foi o negro, já foi o pobre, já foi o homossexual. Agora são todos eles, tudo o que é diferente, tudo o que é marxista, tudo o que é homossexual, tudo o que é pobre, ou então tudo o que é amigo dos pobres, dos comunistas e dos homossexuais. E contra o inimigo berra-se, e berra-se continuamente de modo a impedir qualquer espaço de quietude de onde possa despontar qualquer coisa de humano que acalme a besta interior. Quem não sabe governar encontra sempre este refúgio – criar um inimigo e lutar contra ele.

Depois, a doutrina. É preciso uma doutrina. Não para construir nada, pois vieram para desconstruir o que foi feito. O que é necessário é uma doutrina de televisão, semelhante à sugerida pelo apresentador Faustão – keep it short simple and stupid. Uma doutrina básica que não precisa de ser a favor de nada, mas contra muita coisa: contra o politicamente correto, contra o kit gay, contra o marxismo cultural. No fundo, contra tudo o que as progressivas politicas de identidade, de alargamento de oportunidades e de novos direitos trouxeram ao mundo moderno (nem as crianças devem escapar, com o trabalho infantil). Bem vistas as coisas, quando escolheram a universidade como primeiro terreno de luta, acertaram em cheio: nada ofende mais a vulgaridade do que o intelectual, nada mais provocante para a estupidez do que o conhecimento.

Finalmente, o movimento. Nada disto pode existir sem mobilizar, sem envolver, sem fazer odiar. É preciso criar um movimento – o movimento. Não para impor uma ordem jurídica ou fazer perdurar instituições caducas que já nada valem (O Supremo, o Congresso – quem se baterá por eles ?). Afinal não vieram para sustentar o Estado mas para realizar uma Causa – Brasil acima de tudo e Deus acima de todos. A polícia digital deve ajudar não apenas a regulamentar ou eliminar as liberdades civis, mas a verificar a cada instante se a massa está mobilizada e se as suas capacidades de ação estão devidamente concentradas nos imperativos ideológicos. A lei é desprezível, tal como já o era para os velhos estalinistas que denunciavam  o apego à lei como um tique burguês e decadente. Não precisamos dela. Também não precisamos da velha política, ocupada com discussões estéreis e com a procura de medidas que convenham a todos. Nada de compromissos. O movimento procura uma nova  nova política que só pode nascer do confronto, do conflito e da fuga em frente  – diante de cada desafio, de cada obstáculo, o movimento  aproveita a oportunidade para testar a sua energia, a sua força, a sua realização. O que deve ser cuidadosamente policiado nas redes electrónicas, é a participação, o engajamento de cada um na causa coletiva, sempre à procura de uma fraqueza, de uma vacilação, de uma qualquer heterodoxia que possa pôr em causa a unidade e o dogma. Tudo o que atrapalhar deve ser esmagado sem piedade.

Inimigo, doutrina (simples), movimento. Será isto? Será este o método nesta loucura? Se  assim for, tenho a dizer que já antes vi tudo isto descrito – mas com melhores atores. Oh, sim, melhores atores.

 

As Tentações de Santo Antão (1495 – 1500). Hieronymus Bosch. Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa (Desconhecido, Domínio público)

 


Por opção do autor, este artigo respeita o AO90


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -